ATPS Gerencial
Pesquisas Acadêmicas: ATPS Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 290991 • 29/9/2014 • 673 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
Atualmente, verifica-se a suma importância que a Contabilidade possui para auxiliar os gestores na tomada de decisão, além de instruir e orientar os demais usuários externos (Acionistas, Bancos, etc). Para que tal informação esteja disponível e clara é necessário de haja uma reestruturação desses dados. Isto somente é possível por intermédio do Sistema de Informação Contábil.
De acordo com Padoveze (2011), Sistema de Informação define-se:
“... como um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento dos dados e tradução em informações, para com seu produto, permitir as organizações o cumprimento de seus objetivos principais.”
Temos então, que a principal funcionalidade dos Sistemas de Informação é fornecer um conjunto (relatórios) de dados organizados, fidedignos, claros e precisos para os usuários alcançarem suas metas.
Segundo a Deliberação CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nº 029 o principal objetivo da Contabilidade “é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.”
Quando agregamos os conceitos citados acima, verifica-se que o Sistema de Informação Contábil é primordial para os usuários internos e externos, pois através destes dados consegue-se visualizar a atual e futura situação econômico-financeira de determina entidade em uma linguagem de fácil entendimento para quem a utiliza.
Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil Gerencial
Há dois pressupostos básicos que a informação contábil deve atender para que seja válida na Gestão Administrativa. São eles:
a) Necessidade como Informação: para entendermos melhor este pressuposto vincularemos a informação contábil à imagem de um produto que esteja disponível no mercado para uso e consumo. Por exemplo, para determinado produto ser produzido este deve ser útil e necessário aos consumidores finais. Assim também é a informação contábil. Para ser utilizada pelos usuários esta deve ser primeiramente reestruturada pelos contadores gerencias, a fim de atender a necessidade de quem a utiliza.
b) Planejamento e Controle: o planejamento é fundamental para a estrutura e elaboração dos relatórios conseguidos por meio da informação contábil. Observa-se a necessidade de conhecer o grau de entendimento e conhecimento contábil dos usuários, a fim de fornecer dados que realmente lhes serão úteis.
Fundamentos de um Sistema de Informação Contábil
São três os pontos fundamentais para que a informação seja duradoura em uma organização:
a) Operacionalidade: os dados devem ser trabalhados de forma prática e objetiva, ou seja, emitir e elaborar relatórios que atenderão as reais necessidades de quem utiliza;
b) Integração e Navegabilidade dos Dados: um sistema de integração contábil é integrado quando todas as áreas envolvidas no processo de elaboração das informações estão interligadas por um único sistema de informação. Esta característica (integração de informações) é definida como navegabilidade.
c) Custo da Informação: o SIG (Sistema de Informação Gerencial) deve apresentar uma boa relação custo-benefício, ou seja, o custo investido na integração das informações deve ser abaixo do que os benefícios que esta interação trarão para as entidades.
Abrangência do
...