ATPS PROCESSOS GERENCIAIS
Casos: ATPS PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellinha21 • 11/6/2013 • 315 Palavras (2 Páginas) • 1.393 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo de mostrar como funciona a área de planejamento de produção, controle de produção, programação da produção e controle de estoque dentro de uma empresa, e com a finalidade de visualizarmos a eficiência e eficácia de cada área citada acima.
Conceito de Planejamento da Produção
Segundo Chiavenato. “Nada é feito aleatoriamente ou na base do improviso. Tudo precisa ser planejado antecipadamente para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos ou antecipações desnecessários. O processo produtivo deve funcionar como um relógio, desde que devidamente planejado.”
O planejamento de produção é o estabelecimento, a prioridade, daquilo que a empresa deverá produzir, tendo em vista, de um lado, a capacidade de produção e, de outro a previsão de vendas que deve ser atendida. Nesse sentido, o PP procura coordenar e integrar as máquinas, pessoas, matéria-prima, materiais em vias e processos produtivos em todo sistema e harmonioso.
Finalidade do Planejamento da Produção
Segundo Chiavenato. “Quanto melhor for a utilização racional e intensiva dos recursos produtivos, tanto maior será a eficiência, para obter eficiência, deve – se planejar melhor, o mesmo ocorre com a eficácia, ela representa o alcance ótimo dos objetivos pretendidos.”
Enquanto a eficiência está voltada para o interior do processo produtivo, a eficácia está voltada para os resultados do processo produtivo.
Capacidade de Produção
Segundo Chiavenato. “A capacidade de produção representa o volume ideal de produção de produtos / serviços que a empresa pode realizar. O volume ideal de produção representa um nível adequado de atividade que permite o máximo de lucratividade e o mínimo de custos de produção, de mão de obra, de manutenção etc.”.
A capacidade de produção da empresa depende de quatro subfatores:
• Capacidade instalada: quantidade de máquinas e equipamentos que a empresa possui, se todas as máquinas e equipamentos estiverem plenamente disponíveis e em funcionamento ininterruptos.
• Mão de obra disponível: é a quantidade de pessoas que a empresa pode contar para executar o plano de produção.
...