ATPS Saúde Coletiva 1ª Etapa
Casos: ATPS Saúde Coletiva 1ª Etapa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vstephs • 19/4/2014 • 818 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
Tuberculose
É uma doença Infectocontagiosa de notificação compulsória, que antigamente já acometia grande parte da população do mundo, pelos índices das pesquisas realizadas atualmente é uma das doenças que mais causa óbito, principalmente quando associada à AIDS.
É transmitida pela Mycobacterium tuberculosis por via aérea através de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado pelo bacilo, com maior incidência em locais aglomerados e pode acometer órgãos como pulmões, gânglios, pleura, rins, cérebro e ossos, o órgão acometido mais comum é o pulmão. Uma vez infectado, o indivíduo manifesta a doença quando seu sistema imune não conseguir manter os bacilos sobre controle.
A Tuberculose tem tratamento, e é uma doença curável, pois tem tratamento específico.
Segundo a OMS, em 1993, a cada ano acomete 8 milhões de pessoas e 2,9 milhões vão a óbito.
É diagnosticada através do exame BAAR que é a cultura do escarro e como complemento o RX.
Quando iniciado o tratamento deve-se respeitar o período de uso das medicações, se o ciclo é rompido não se combate o bacilo e torna-o resistente à medicação. Este é o motivo da preferencia por internar o indivíduo infectado, o mesmo permanece em torno de 7 dias isolado, período no qual ainda pode disseminar o bacilo, logo após é liberado do isolamento.
No nível de saúde pública é feito um acompanhamento do indivíduo, para confirmação do uso correto da medicação.
A prevenção utilizada é a vacina BCG, disponibilizada pelo governo. Sua administração é feita nas crianças.
HANSENIASE
Acredita-se que a Hanseníase é originada na África. É uma doença muito antiga que causava pavor à população pelas deformidades que causa. As pessoas contaminadas eram dadas como aberração, popularmente conhecida como lepra, o portador tinha que manter-se isolado e era rejeitado pelos demais.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo bacilo Mycobacteriun Leprae, de ação lenta e de alto risco de infecção. Seus sinais e sintomas são dermatoneurológicos, manchas na pele mais claras que o natural com perca da sensibilidade local, podendo ocorrer a paralização do nervo ou do membro.
Acredita-se que pode ser transmitida através das feridas, porém é a principal via de contaminação é através das vias aéreas.
No Brasil a hanseníase ainda não foi erradicada e sua maior incidência é nos locais onde se prevalece a pobreza. Segundo a Vigilância Epidemiológica é uma doença preocupante em nível de saúde publica, com evolução crônica podendo causar lesões e deformidades.
Não é necessário isolar o indivíduo infectado, estudos dizem que a maioria da população é naturalmente resistente ao bacilo. Pode ser diagnosticada clinicamente ou através de exames laboratoriais. É de notificação compulsória e atualmente possui tratamento. É tratada com um coquetel de drogas fornecidas pelo estado, um dos maiores problemas são as reações ao uso da droga, após o uso da medicação o indivíduo não oferece risco de contagio.
A vacina BCG utilizada para a prevenção da tuberculose também oferta certa proteção contra a hanseníase.
...