ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÂO
Dissertações: ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÂO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GuilhemeMaciel1 • 23/11/2013 • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Santo Ângelo, novembro de 2013.
Teoria das Relações Humanas
CONTEXTO E RAZÕES DO SEU SURGIMENTO
A teoria das relações humanas surgiu para se opor aos conceitos básicos das teorias anteriores, reformulando a ênfase rígida empostas pela administração científica e da escola clássica para se adequar aos novos padrões da administração, que focavam os métodos de trabalhos e que a partir da teoria das relações humanas passou a ter o foco no homem social.
A teoria teve inícios a partir da morte do americano Taylor (1915), mas somente a partir de 1930 teve maior aceitação nos EUA por suas características democráticas. Fora dos EUA a teoria veio a ser apresentada apenas após a segunda guerra mundial.
O desenvolvimento das ciências humanas como a psicologia e sociologia veio a contribuir de grande forma para teoria humanística.
A teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos:
A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando a da teoria clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, com sua influência intelectual e suas primeiras aplicações a organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da teoria clássica.
Foram fundamentais para o humanismo na administração: as ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para a sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental.
A conclusão da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, foi à contestação dos princípios da Teoria Clássica da Administração coordenada por Elton Mayo.
O surgimento da Teoria das Relações Humanas ocorre a partir de 1930 nos Estados Unidos com o desenvolvimento das ciências sociais.
CRONOLOGIA
O início das pesquisas iniciou em 1924 pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos que verificou o andamento do trabalho com a iluminação diferenciada na produtividade.
Essa pesquisa foi elaborada na busca de novos resultados, para a pesquisa anterior feita por Mayo em uma indústria têxtil, tinha um elevado número de rotatividade de pessoas ao ano. Que veio a diminuir com um intervalo de descanso e um horário especifico de trabalho e também podia contar com uma enfermeira, e assim tendo mais confiança ao trabalho em grupo os trabalhadores conseguirão com que a rotatividade diminuísse.
Em 1927 iniciou uma experiência por o Conselho Nacional de Pesquisa, na fabrica de Hawthorne com a avaliação do andamento dos funcionários na produção, com relação à iluminação.
Essa experiência foi coordenada por Mayo que com ela trouxe frequentes acidentes de trabalho e a fadiga por respostas aos novos acontecimentos da pesquisa. E com tudo isso os pesquisadores verificaram que todos estavam sendo prejudicada com problemas psicológicos, e com a tentativa de eliminar os problemas psicológicos a experiência se estendeu até 1932.
A teoria de relações humana veio a se impor ao conceito da Teoria clássica da administração pelos motivos de insuficiências por parte da administração científica na arte de bem administrar a produção junto com a harmonia do local de trabalho. A teoria buscava a humanização e democratização na organização, e de forma que a integração social, harmonia entre funcionários e grupos informais, levantasse os níveis de produção.
Já nos dias atuais a teoria das relações humanas tem grande contribuição junto às organizações citando e avaliando características como motivação, liderança, melhor estruturação, comportamento informal, comunicação, dinâmicas de grupos formais e etc.
ENFOQUE
O enfoque principal da teoria das relações humanas é transformar as ideias das teorias anteriores de homo economicus em homo social, buscando a entender através das ciências humanas o ser social nas organizações.
PRINCIPAL AUTOR
George ELTON MAYO (1880-1949), considerado o "pai das relações humanas.”.
CARACTERÍSTICAS, PRINCÍPIOS E CONCEITOS.
Princípios básicos
O nível de produção é determinado pelas normas sociais e expectativas de grupo, o comportamento do indivíduo se apóia no grupo, recompensas e sanções sociais, organização informal, relações humanas, importância do conteúdo do cargo, ênfase nos aspectos emocionais.
Características da teoria das relações humanas
As principais características da teoria tem como foco o ser social e não o trabalho a se fazer segundo teóricos o nível de produção cresce automaticamente com o bem estar do funcionário. Abaixo algumas características da teoria:
Homem social: como foco principal da teoria passa a ser estudado através das ciências humanas principalmente pela psicologia estudando sentimentos, comportamentos, desejo, medos, oque almejam na empresa, perfis, assim a organização interage informalmente para melhor compreensão do ser.
Grupos informais: são organizados através de amizades dentro da organização, ou seja, do grupo formal fazendo com que não haja a mesma hierarquia tendo um melhor convívio.
Relações humanas: é geralmente a relação entre os grupos formais e informais, o convívio entre colegas, ações, atitudes e fatores que influenciam na organização.
Comunicação: uma caraterística muito importante dentro da organização quando utilizada de forma correta na transmissão e recebimento da mensagem e compreensão da mesma a organização tem muito crescer.
Liderança: é necessária em todos
...