ATPS Teoria De Administração
Ensaios: ATPS Teoria De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Francidalva • 15/11/2013 • 5.122 Palavras (21 Páginas) • 366 Visualizações
Desenvolvimento de um Artigo Acadêmico
Este desafio pretende levar os alunos a identificarem, e associarem, os acontecimentos
históricos que antecederam o surgimento das Teorias da Administração, e como se deu a
influência dos acontecimentos sociais até os dias atuais.
Alunos:
• Mauro Roberto R. da Silva- 406750
• Jairton Rodrigues Vieira- 434263
• Manoel Monteiro dos Santos- 407605
• Kissyla Raelly M. M. Ferreira- 406530
• Francidalva Sampaio Araújo- 432954
INTRODUÇÃO
Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ci-ência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequência da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organiza-ções, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.
Portanto, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais apro-fundado da ciência administrativa, e da relevância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado. Sem os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.
PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos his-tóricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organi-zações do passado.
As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam vol-tadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais.
A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico.
Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administra-ção moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).
A Administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.
No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a inven-ção da máquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época.
Essa revolução caracterizou-se pelos seguintes fatos: mecanização da indústria e agricultura; desenvolvimento do sistema fabril (indústria têxtil); e grande aceleração dos transportes e das co-municações.
A partir do século XIX, as mudanças nos países mais desenvolvidos, na época, Inglaterra (Eu-ropa) e Estados Unidos (América do Norte), ficaram mais concentrados nas estradas de ferro e nos empreendimentos privados (empresas particulares).
O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir a ausência de bases científicas da Administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003).
Após a observação por partes de diversos estudiosos, principalmente da prática administrativa, chegou-se à conclusão – baseada nos estudos de Fayol – que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.
Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas.
...