ATPS para organizar e transferir dados para a Internet
Tese: ATPS para organizar e transferir dados para a Internet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andersonpod • 28/5/2014 • Tese • 678 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
ATPS Linguagem para Organização e Transferência de Dados para Web
Etapa 1
Passo 1
A seguir montaremos um descritivo com as principais características da linguagem XML para entendimento e compreensão dos profissionais de TI.
A XML – eXtensible Markup Language – É uma linguagem de marcadores tal como a HTML mas com um objetivo diferente, ela foi desenhada para descrever dados e a grande vantagem dessa linguagem é que ela é totalmente extensível não se limitando a um certo numero de Tags como o HTML por exemplo. Sendo assim na linguagem XML você pode criar suas próprias Tags tornando-a uma linguagem auto definível.
Segue aqui algumas vantagens técnicas do XML:
* É baseado em texto simples.
* Com relação aos formatos não-texto (binários), um debate existe desde os tempos do SGML, mas ainda hoje a comunidade de usuários e desenvolvedores prefere o texto ao binário, e as opções do tipo txt.zip (texto comprimido) tais como o OpenDocument são a saída mais largamente adotada.
* Suporta Unicode, permitindo que a maior parte da informação codificada em linguagem humana possa ser comunicada.
* Pode representar as estruturas de dados relevantes da computação: listas, registros, árvores.
* É auto-documentado (DTDs e XML Schemas): o próprio formato descreve a sua estrutura e nomes de campos, assim como valores válidos.
* A sintaxe restrita e requerimentos de parsing tornam os algoritmos de análise mais eficientes e consistentes.
* É editável, devido à popularidade do XML nos dias de hoje, com diferentes níveis de automação, em qualquer ambiente:
* Sem automação: editores txt antigos.
* Com recurso automático de destaque: a maior parte dos editores txt modernos oferece recursos para destaque de XML (distinção visual entre tag, atributo e conteúdo).
* Com recursos de visualização e controle (folding) da hierarquia: editores txt mais especializados e editores simples acoplados a navegadores.
* Com recursos de validação e análise sintática: ferramentas um pouco mais sofisticadas, orientadas a programadores, tais como as IDEs, ou orientadas a conteúdo, tais como editores XHTML, ambos vem se adaptando para lidar com outros formatos XML, interpretando DTD, XSLT ou XML Schema.
Passo2
Sintaxe do XML.
<?xml version="1.0"?> | Sintaxe inicial da linguagem XML. Indica a versão utilizada (no momento, são homologadas as versões 1.0 e 1.1). Os caracteres “?>” indicam que esta é uma instrução de abertura de documento, para que o interpretador XML compreenda que esta instrução não deve ser apresentada aos usuários. |
<bilhete> | A próxima linha descreve o elemento raiz do documento (como se dissesse: "este documento é um bilhete"). |
<para>José</para><de>Maria</de><título>Lembrete</título><corpo>Não me esqueça neste fim-de-semana!</corpo> | As próximas 4 linhas descrevem 4 elementos filhos da raiz (para, de, título, e corpo)). |
</bilhete> | E finalmente a última linha define o final do elemento raiz. |
Passo3
Foi criado um arquivo XML com os dados relevantes às duas empresas.
...