ATPs Gestão De Qualidade
Trabalho Universitário: ATPs Gestão De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IgorMichelSilva • 3/11/2014 • 4.599 Palavras (19 Páginas) • 306 Visualizações
Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Gestão de Qualidade
Curso: Administração – 8ª série
Profª Ma. Mônica Satolani
Piracicaba S.P - maio / 2014
Aline Regina Rissi Bazanelli – RA: 2321376637
Cleide de Sousa Santos – RA: 2331006939
Eloisa Ferreira de Oliveira - RA: 2322410798
Igor Michel Florentino da Silva – RA: 2348456257
Vanessa Mescolotti Garcia - RA: 2315340902
Vanessa Renyelle de Almeida Nascimento – RA 2371471798
INTRODUÇÃO
No trabalho a seguir, exploraremos a importância da Gestão de qualidade e os benefícios por ela trazidos nas empresas.
Também abordaremos os principais tópicos assim como execução e importância da mesma para as empresas.
Quando nos propomos a realizar qualquer trabalho, tudo fica mais fácil se tivermos uma boa gestão de qualidade que aumenta a satisfação dos clientes e automaticamente, diminui o retrabalho amenizando e muito a perda de tempo e também, de matéria prima.
Nos dias de hoje, e com o mercado competitivo, esses detalhes fazem a diferença.
A empresa Pirelli fabricantes de pneus, foi muito feliz em um de seus slogan de publicidade em um de seus produtos (pneu P6000), que dizia o seguinte:
Potência não é nada sem controle. E ao nosso ver, Produção sem Gestão de qualidade, também é algo sem controle.
Etapa 1
Passo 1
1.1- O que é qualidade?
A definição da qualidade possui uma extrema diversidade de interpretação, dada por diversos autores, que procuram dar uma definição simples para que seja assimilável a todos os níveis das organizações. Precisa, para não gerar interpretações duvidosas; e abrangente, para mostrar sua importância em todas as suas atividades produtivas.
O conceito de qualidade apresentado pelas principais autoridades da área são as seguintes:
(JURAN, 1992:9) "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade.
(FEIGENBAUM, 1994:8) "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."
(CROSBY, 1986:31) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.
(DEMING, 1993:56) "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidade futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar.
(ISHIKAWA, 1993;43) "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."
1.2- Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
A concepção de qualidade modificou-se ao longo do tempo acarretando mudanças relevantes em sua forma de gestão. Essa evolução ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade. Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência.
A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade.
O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total. Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.
2- O que é Gestão de Qualidade e como foi sua evolução?
Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos. Essas práticas devem ser estabelecidas não só nos processos de produção, mas também em outros processos considerados críticos que fazem interface com a produção, como por exemplo, Vendas, Compras, Treinamento de Funcionários e outros que a organização mapear como de impacto para a Qualidade de seu produto ou serviço.
Voltando no tempo, especialmente a partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de unidades de medidas, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos, a Qualidade evoluiu até nossos dias essencialmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade assumiu formas distintas:
1. Era da inspeção
• Produtos são verificados um a um.
• Cliente participa da inspeção.
• Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.
2. Era do controle estatístico:
• Produtos são verificados por amostragem.
• Departamento especializado faz controle da qualidade.
• Ênfase na localização de defeitos.
...