AULA-TEMA 02: O MUNDO DO TRABALHO
Casos: AULA-TEMA 02: O MUNDO DO TRABALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleikelly • 26/6/2014 • 430 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
AULA-TEMA 02: O MUNDO DO TRABALHO
Atividade de Autodesenvolvimento
Pergunta 01: De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?
Pergunta 01: De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?
O vídeo apresentado se relaciona com a visão negativa de trabalho mostrada pelo autor do livro. No capitulo 2 – O Mundo do Trabalho mostra que nem sempre o individuo visualiza o trabalho como um meio de aprendizagem, e sim como um sacrifício, levando sempre como ponto negativo.
No vídeo o individuo se apresenta feliz e empolgado com a chegada do final do expediente de trabalho, ou seja, a aproximação do fim de semana, o vídeo apresenta também um individuo cansado e desanimado retornando ao trabalho no inicio da próxima semana. Isso mostra que a maioria das pessoas acabam desmotivadas em desempenhar suas funções como trabalhador.
Em contraponto à visão apresentada no vídeo, o autor coloca a visão positiva de trabalho, que é aquela em que o indivíduo se sente feliz e realizado em trabalhar, obtendo satisfação pessoal e, em consequência, produzindo melhor em termos quantitativos e qualitativos. Esta segunda visão de trabalho é a mais procurada pelas empresas, que têm cada vez mais investido na motivação dos seus funcionários.
Pergunta 02: Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho.
Do ponto de vista dos novos profissionais, há um grande desafio pela frente para garantir um bom emprego. Ao mesmo tempo em que os jovens invadem o mercado de trabalho com seu dinamismo, ainda há um grande padrão tradicional formado nas organizações, principalmente naquelas que não estão ligadas ao ramo da tecnologia da informação. Os profissionais da Geração @, ao mesmo tempo em que produzem mais, por vezes, produzem pior, e o conflito de gerações é inevitável. A busca por sucesso financeiro acaba levando muitos profissionais a escolherem carreiras que não lhes trazem realização pessoal, e, neste cenário, o trabalho assume um aspecto negativo, influenciando negativamente na produtividade e na qualidade de vida. Talvez a atitude mais inteligente a ser tomada pelas novas gerações de trabalhadores seja tentar dosar, de forma equilibrada, sucesso financeiro e realização pessoal na escolha das suas profissões e se preocupar em adquirir competências pessoais que sejam importantes para atender às necessidades das organizações do futuro, sem se esquecer das demandas tradicionais. Se as escolhas forem bem feitas e a formação for consciente, a empregabilidade estará praticamente garantida.
...