TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absolutivismo

Monografias: Absolutivismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ASSOCIATIVISMO E QUAL SUA RELAÇÃO COM PROJETOS SOCIAIS?

Definir o associativismo como um conjunto de iniciativas em prol de interesses comuns, é pouco, se nós observarmos o grande potencial de organização e fortalecimento da sociedade. O associativismo está presente nos mais diferentes lugares, ainda que involuntariamente, como a família, o ambiente de trabalho, escola etc. Diante desse quadro, é importante compreender o associativismo como uma oportunidade de fortalecimento humano através da troca de experiência pela convivência organizada entre as pessoas, podendo proporcionar a transformação da sociedade e melhoria da própria existência humana, resultando em oportunidades de crescimento humano e desenvolvimento local.

As associações podem e devem ser vistas como verdadeiras escolas de civismo, pois a convivência democrática, o espírito colaborativo, vem contribuir para o trabalho associativo e constituir uma forte referência que determina direitos e deveres, padrões de identidade, de sociabilidade, modelos de famílias, estilos de vida, inclusive padrões e comportamentos políticos.

A reunião de pessoas com comportamentos comuns de união, solidariedade, devidamente normatizada e institucionalizada por meio de associações deverá nos trazer a idéia clara de uma sociedade que luta por igualdade, sustentabilidade, por indivíduos livres, emancipados e verdadeiros donos de seus destinos. Por isso, a participação em associações e organizações civis é um forte gerador de solidariedade social e desenvolvimento local. Sendo o desenvolvimento local um conjunto de atividades culturais, econômicas, políticas e sociais que participam de um projeto de transformação consciente da realidade local, está intimamente ligado ao associativismo que resultam em iniciativas inovadoras e mobilizadoras da coletividade, articulando as potencialidades locais. Daí a necessidade de se compreender o desenvolvimento local como desenvolvimento econômico, social, ambiental, cultural, político e humano.

Os caminhos percorridos permitem perceber que a adesão ao associativismo, embora consistente, ainda se mostra insuficiente para conter as desigualdades sociais e econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com