Acetato De Celulose
Exames: Acetato De Celulose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tisinha • 2/6/2013 • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 1.069 Visualizações
Acetato de celulose
Propriedades
Densidade
1,27 - 1.34 g cm-3 [1]
Ponto de fusão
? 260 °C [1]
Solubilidade em água
Tetraacetato: insolúvel
Pentaacetato: insolúvel [1]
Solubilidade
solúvel em acetona, acetato de etila, cicloexanol, nitropropano, dicloreto de etileno;
Tetraacetato: solúvel em álcool, éter, ácido acético glacial, metanol;
Pentaacetato: solúvel em álcool [1].
Índice de refracção (nD) n20 = 1.46 – 1.50 [2]
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN
Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
O acetato de celulose é um éster produzido pela reação da celulose, extraída e purificada da polpa de madeira, com anidrido acético e ácido acético, na presença de ácido sulfúrico (catalisador). O produto desta reação é hidrolisado para remover o ácido sulfúrico e grupos sulfato e acetato, até adquirir as propriedades desejadas (normalmente com 2 radicais acetato para cada unidade fundamental da celulose).
É usada na indústria têxtil (celanese) e já teve amplo uso para fabricação de filmes fotográficos, mas tem sido substituída pelo nylon, pois com o tempo se oxida e libera ácido acético, inutilizando o filme. Também é usada para produção de filtros de grande absorção, como filtros de cigarro, no fabrico de tecidos para vestuário, forros, tapetes, guarda-chuvas e outras produtos.
Uma de suas grandes vantagens, usada na indústria textil, é sua solubilidade em acetona e termoplasticidade. Também é hipoalergênica e resistente a mofo, podendo ser lavada a seco.
Éster
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde Setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
A Wikipédia possui o:
Portal de Química
Na química orgânica e bioquímica, um éster é o produto formal da reação de um oxiácido (geralmente orgânico) com um álcool, fenol, heteroarenol ou enol, pela perda formal de água, formada pelo hidrogênio ácido do primeiro com o grupo hidroxila do segundo.[1]
No caso do ácido ser um ácido carboxílico, o hidrogênio do ácido R-COOH é substituído por um grupo alquilo ou arilo R". Neste caso, os ésteres constituem o grupo funcional (R´-COOR").
Os ésteres mais comuns que se encontram na natureza são as gorduras e os óleos vegetais, os quais são ésteres de glicerol e de ácidos graxos.
Os ésteres resultam freqüentemente da condensação (uma reação que produz água) de um ácido carboxílico e de um álcool. Ao processo dá-se o nome de esterificação.
Índice
[esconder]
• 1 Ésteres de ácidos orgânicos
o 1.1 Nomenclatura
• 2 Métodos de preparação
o 2.1 Esterificação
o 2.2 Processo petroquímico
• 3 Propriedades
o 3.1 Físicas
o 3.2 Químicas
3.2.1 Hidrólise
3.2.2 Saponificação
• 4 Segurança
• 5 Eliminação
• 6 Ocorrência
• 7 Usos e aplicações
• 8 Artigos relacionados
• 9 Referências
[editar] Ésteres de ácidos orgânicos
Os ésteres são derivados de ácidos pela substituição do hidrogênio do ácido por um radical orgânico. São possíveis ésteres sulfurados (exemplo: acetil-CoA), ésteres de fosfato (ex: ATP), porém os mais importantes são os ésteres de ácidos carboxílicos. Alguns deles estão representados abaixo:
• Fórmula geral: onde R e R1 são radicais orgânicos
• Exemplos:
[editar] Nomenclatura
Nomenclatura
• (Nome do ânion derivado do ácido substituindo o sufixo ICO por ATO) de (Nome do radical)
CH3COO - CH3 → Acetato de metila ou etanoato de metila
CH3 - CH2 - COO - CH2 - CH3 → propanoato de etila
CH3 - COO - CH2 - CH2 - CH2 - CH3 → Etanoato de butila
CH2 = C (CH3) - COO - CH3 → metil propenoato de metila, o monômero do acrílico (plástico).
[editar] Métodos de preparação
[editar] Esterificação
Os ésteres também podem ser preparados a partir da reação ácido (geralmente orgânico) com um álcool (o hidrogênio do ácido R-COOH é substituído por um grupo alquilo R") ou um cloreto ou anidrido de ácido com álcool ou fenol.
Na prática, de uma maneira genérica, a velocidade das reações de esterificação é acelerada pela presença de íons H+, por isto, adiciona-se um pouco de HCl, por exemplo, que atuará como catalisador. Numa reação de esterificação nunca se obtém 100% de rendimento em éster e água, pois somente uma
...