Acidentes Fatais Em Ji Paraná
Artigos Científicos: Acidentes Fatais Em Ji Paraná. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eunice09 • 6/5/2014 • 710 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
JI-PARANÁ: ÍNDICE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS
FIGUEIREDO, Eunice da Silva. eunice_fig@hotmail.com
RESUMO
Este artigo visa o aproveitamento na prática do conteúdo de estatística estudado em sala de aula na disciplina de Matemática. Promove uma discussão e reflexão sobre os acidentes fatais no Município de Ji-Paraná - RO. Usou-se a metodologia bibliográfica e da pesquisa com entrevistas e dados coletados na 1ª DP (Delegacia Regional da Policia Civil) do Município. Com a coleta dos dados pode-se observar que é muito grande o número de acidentes, embora nem sempre se registre vítimas fatais.
PALAVRAS-CHAVE: Acidentes fatais. Trânsito. Delegacia de Policia. Estatística.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo promover uma reflexão sobre os acidentes fatais no Município de Ji-Paraná na tentativa de alertar a sociedade para o alto índice de ocorrências. Os acidentes são normalmente causados por motoristas inconsequentes que na maioria das vezes estão embriagados ou sobre efeito de drogas. Neste contexto acabam provocando graves acidentes e causando a morte de terceiros.
Muitas vezes esses acidentes também são provocados por problemas de falta de manutenção nas vias públicas onde o tráfego de veículos é intenso e provocam o desgaste da pista. As vias com buracos causam acidentes, a simples manobra do condutor em desviar o carro de um buraco pode causar acidentes graves.
Sem políticas públicas adequadas de urbanização a sociedade fica a mercê das promessas de políticos oportunistas.
1. MOTORISTA
O motorista que provoca acidente com vítima fatal, segundo a lei, é conduzido à delegacia e caso fique comprovada sua responsabilidade, responde por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
Além disso, se o motorista estiver sobre efeito de bebida alcoólica será punido com sete pontos na carteira e obrigado a pagar uma multa de R$957,69(novecentos e cinqüenta e sete reais e sessenta e nove centavos).
Se o infrator for condenado cumprirá uma pena de 6 meses a 3 anos de detenção e terá o direito de dirigir suspenso por 12 (doze) meses; terá o seu veículo guinchado até a apresentação de um condutor habilitado para retirar o mesmo.
Na maioria das vezes quando o delegado entende que não houve intenção do motorista, de provocar o acidente, que foi uma fatalidade, cabe ao condutor pagar uma multa e responder o processo em liberdade.
2. SEGURO OBRIGATÓRIO
Quando há um acidente fatal a família da vítima recebe um benefício do Estado, denominado SEGURO DPVAT- Seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, é um seguro criado pela lei n° 6.194/74, que visa amparar os familiares das vítimas não importando de quem é a culpa pelo acidente, a indenização a ser paga aos familiares da vitima é de R$ 13.500,00. (treze mil e quinhentos reais).
Podem receber indenizações as vítimas com invalidez permanente ou aqueles que tiveram despesas de assistências médicas e suplementares comprovadas, neste
...