TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adfadfadf

Exames: Adfadfadf. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 10

LISTA DE EXERCÍCIOS AVALIATIVOS – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PESQUISADO

De acordo com as normas da ABNT, os elementos que se constituem como pré-textuais num trabalho acadêmico são: Folha de Rosto; Errata; Folha de aprovação; Dedicatórias; Agradecimentos; Epígrafe; Resumo; Abstract; Lista de ilustrações; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas e siglas; Sumário.

Os elementos que se constituem como pré-textuais num trabalho acadêmico e que SÃO obrigatórios: Folha de Rosto; Folha de aprovação; Resumo; Abstract; Sumário.

Os elementos que se constituem como pré-textuais num trabalho acadêmico, mas NÃO são obrigatórios: Errata; Dedicatórias; Agradecimentos; Epígrafe; Lista de ilustrações; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas e siglas.

As listas de ilustrações, tabelas, quadros, gráficos, figuras, são informações opcionais e devem ser elaboradas de acordo com a ordem apresentada no texto? Essa afirmação é verdadeira? ( x ) Sim ( ) Não

A capa é um elemento pré-textual obrigatório e quanto à paginação NÃO é numerada e nem contada. Essa afirmação é verdadeira? ( ) Sim ( x ) Não

Descreva epígrafe: Epígrafe é a transcrição de um pensamento relacionado com a matéria tratada no corpo do trabalho. É transcrita sem aspas, sempre seguida de indicação de autoria, e também pode constar nas folhas capitulares. A fonte é indicada abaixo da epígrafe, alinhada na margem direita. É um elemento opcional.

Os elementos que se constituem como textuais num trabalho acadêmico são: Introdução; desenvolvimento; conclusão.

Explique porque INTRODUÇÃO NÃO é um elemento pré-textual e porque a CONCLUSÃO NÃO é um elemento pós-textual? Pois ambas pertencem ao corpo do texto, da parte escrita. O que é pré-textual ainda não possui o desenvolvimento do trabalho escrito, mas só anuncia o trabalho. Na parte pós-textual encontram-se somente elementos que indicam o que foi utilizado na pesquisa, um exemplo disso é a referência.

Os elementos que se constituem como pós-textuais num trabalho acadêmico são: Referências; Glossário; Anexos; Apêndice e Índice.

Os elementos pós-textuais são contados e numerados. Essa afirmação é verdadeira? ( x ) Sim ( ) Não

Cite os cinco principais itens que devem constar na capa: Nome da instituição além da unidade de ensino; autor(es); título do trabalho; local (cidade); ano da conclusão do trabalho.

Descreva:

Formatação do papel: A4. Cor da folha: Branca. Margens: Para o anverso: Superior e esquerda: 3 cm; Inferior e direita: 2 cm. Para o verso: Superior e direita: 3 cm; Inferior e esquerda: 2 cm.

Tipo da letra no Word: Arial ou Times New Roman. Tamanho da letra no Word para digitação de títulos de seções e parágrafos: 12.

Tamanho da letra no Word para digitação de citações longas, notas de rodapé, tabelas, quadros e ilustrações: Menor de 12, para padronização da FAK o tamanho é 10.

Espacejamento para o texto: 1,5.

Espacejamento para citações longas (com mais de quatro linhas), notas de rodapé, legendas das ilustrações e das tabelas, referências, ficha catalográfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração e referências: 1,0 ou simples.

Responda (V) para verdadeiro e (F) para Falso:

( V ) as referências, na estrutura do trabalho, correspondem as partes pós-textuais, sendo um elemento obrigatório e quanto a paginação é contada e numerada.

( F ) no trabalho, todas as folhas devem ser contadas e numeradas, a partir da folha de rosto.

( F) os títulos, os subtítulos e as seções dos capítulos devem ser alinhados à margem direita.

( F ) a seção secundária deve ter as primeiras letras maiúscula e sem negrito.

( V ) as tabelas são apresentadas com letra Times New Roman ou Arial, tamanho 10 e entrelinhamento simples.

Apresente as principais características:

- Citação Direta Curta: Transcrição textual literal de parte da obra do autor consultado, com até 3 linhas, sendo incorporadas ao texto e ficam entre aspas. Necessita identificar sobrenome do AUTOR, ano e página.

- Citação Direta Longa: Transcrição textual literal de parte da obra do autor consultado, com mais de 3 linhas, escritas em bloco - recuo 4cm -, letra 10, sem aspas. Necessita identificar sobrenome do autor, ano e página.

- Citação Indireta: Texto baseado na obra do autor consultado, consistindo na reprodução do conteúdo do documento original de acordo com a interpretação do pesquisador, sem transcrevê-la literalmente. Necessita identificar sobrenome do autor e ano, a página é opcional.

- Citação de Citação: Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Neste caso, indica-se a expressão latina apud (citado por, conforme, segundo) para identificar a obra secundária que foi consultada.

3. Considerando o texto abaixo, escrito por MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007. Responda ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso, sobre as CITAÇÕES DIRETAS CURTAS EM UM TRABALHO ACADÊMICO.

Texto retirado da página 136:

A cultura norte-americana, variante da cultura ocidental européia, por exemplo, dá ênfase à mobilidade e à competição, assim como à felicidade individual, ao passo que a cultura zuñi acentua os valores grupais, preocupando-se menos com a felicidade individual e procurando evitar a competição e, até certo ponto, a realização individual.

Esses, enfoques, dados pela cultura geral, podem levar o cientista, principalmente na área de ciências sociais, a se preocupar mais com determinado aspecto da sociedade, originando hipóteses sobre temas específicos.

a. ( ) “A cultura norte-americana, variante da cultura ocidental européia, por exemplo, dá ênfase à mobilidade e à competição, assim como à felicidade individual.” (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. 136).

a. ( F ) “A cultura norte-americana, variante da cultura ocidental européia, por exemplo, dá ênfase à mobilidade e à competição, assim como à felicidade individual. […]” (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. 136). [sobrou o ponto final e faltaram os colchetes e as reticências]

b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com