Adm 2 Semestre
Dissertações: Adm 2 Semestre. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lillianlinda • 16/5/2014 • 1.951 Palavras (8 Páginas) • 323 Visualizações
Introdução
A capacidade de previsão de uma empresa esta na competência de gerenciar cenários
futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o
orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato
fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das
ações operacionais em busca da tradução da estratégia. Este artigo mostra os conceitos
relativos ao orçamento empresarial, trata-se do referencial teórico do nosso trabalho de
conclusão de curso, cujo objetivo era o de conceituar o orçamento, demonstrar sua
importância, seus benefícios, os critérios utilizados para sua elaboração e os reflexos no
resultado de uma organização do ramo alimentício. Este trabalho procurará verificar se algumas empresas de médio e grande
porte utilizam o orçamento empresarial para a tomada de decisão mais eficiente,
bem como quais as vantagens e limitações de seu uso.
Como estudante de Ciências Contábeis é de grande relevância conhecer
como desenvolver as funções ligadas ao orçamento empresarial para a tomada de
decisões. Os orçamentos são a expressão, em termos financeiros, dos planos da
administração para a operação da empresa durante um período específico de tempo
e funcionam como um instrumento de controle administrativo (CATELLI, 2001).
Resumo: A administração de uma empresa gira em torno de dinheiro. A partir do momento em que os administradores desta possuem o controle de todas as operações, a administração do capital investido torna-se mais fácil. Como os sócios procuram aumentar sua riqueza, o lucro é o objetivo final das operações. A melhoria da administração do disponível de uma empresa pode auxiliá-la no sentido de buscar a maximização dessa riqueza, identificando os pontos fortes e fracos. Através da identificação dos problemas existentes na política de administração do caixa, o fluxo pode ser melhorado com o auxílio do administrador financeiro, para que este possa demonstrar aos proprietários e acionistas onde buscar recursos e, até mesmo, onde investir recursos que possam estar sobrando na empresa. Essa tarefa do administrador financeiro necessita de conhecimento de todas as áreas da empresa, bem como de previsões de pagamentos e recebimentos identificados a tempo de se buscar recursos de terceiros, quando necessário.
Importância do fluxo de caixa
A partir do conceito de administração financeira, pode-se dizer que o fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. A administração financeira "é a arte e a ciência de administrar os recursos financeiros para maximizar a riqueza dos acionistas" (LEMES, RIGO, CHEROBIM, 2002). Dessa forma, pode-se dizer que em todas as empresas deveria existir o controle rígido de caixa.
Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. Contanto que as informações sejam reais e representem a situação da empresa no momento em que são levantadas, o administrador possui uma ferramenta importante em seu trabalho.
A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado. Assim, após o ocorrido os dados são comparados para avaliar o que aconteceu com o que havia sido projetado. Caso ocorra algum fato que não estava previsto, isso faz com que sejam alterados os dados para o período projetado.
Como o sócio espera rentabilidade sobre seu capital investido, uma operação que traga risco para a empresa, pode comprometer o resultado de tal período e até mesmo do futuro da empresa. Sem a análise do risco e da rentabilidade, não se prevê qual resultado o investimento pode trazer. Antes de cada operação, é preciso analisar os fatores que influenciam a mesma, identificando os pontos fortes e fracos e qual o rendimento que tal operação irá trazer.
Para Zdanowicz (1992) "o fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado". Com essa estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que irá receber e o que irá pagar em certo período de tempo, podendo prever possíveis investimentos com as sobras, bem como a busca de recursos quando existir déficit no caixa da empresa.
O principal objetivo do fluxo de caixa é
dar uma visão das atividades desenvolvidas bem como operações financeiras que são realizadas, no grupo do ativo circulante, dentro das disponibilidades, e que representam o grau de liquidez da empresa. (ZDANOWICZ, 1992, p. 38)
Assim, pode-se perceber que o fluxo projetado é uma ferramenta que permite ao administrador financeiro controlar o ativo da empresa, o qual é a riqueza da mesma e o que gera o lucro.
O que é custo de oportinudade
O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo , até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
Tabela de conteúdo [esconder]
1 Exemplo
2 Em relação a termos monetários
3 Diferenças entre custo econômico e custo contábil
4 Alguns tipos de custo de oportunidade
Exemplo
Um
...