Adm 6 Semestre
Casos: Adm 6 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriann • 20/6/2014 • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 274 Visualizações
Promovendo a melhoria da qualidade de vida e bem estar de seus clientes e colaboradores por meio da ética, responsabilidade social e gestão de pessoas.
Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação após um período de 20 anos de estagnação, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o médico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.
Assim, em 29 de novembro de 1986, foi fundada em Bonsucesso a primeira Quintessência. O nome Quintessência (quinta essência) foi uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar, fogo e mais um quinto elemento, sem o qual, a matéria era considerada inerte, pois era essa “quinta essência” que permitia a vivificação da matéria.
Naquela época, os quatro sócios com idades em torno dos 25 anos, aliaram seus conhecimentos e força de trabalho e durante 2 anos exerceram todas as funções dentro da farmácia, desde a limpeza até a visitação médica. Em 1988, conseguiram abrir uma nova filial. Desta vez, no Flamengo, atendendo a um público com demandas e expectativas diferentes do público de Bonsucesso e já podendo contratar funcionários para ajudá-los a dividir o trabalho. Em seguida, vieram as filiais da Tijuca em 1993 e a do Méier em 1997.
Em 1998, os sócios investiram na criação de um pequeno Centro de Treinamento (CTQ) e do Serviço de Atendimento ao Cliente Quintessência (SAC-Q), pois sentiram a necessidade de estruturar melhor a capacitação de seus colaboradores, por meio da implantação de programas anuais de treinamento e de criarem um canal de comunicação com clientes e profissionais de saúde. Há cerca de dez anos, a Quintessência desenvolveu também um laboratório de manipulação alopática, visando atender a uma demanda crescente do mercado neste segmento, buscando o conceito de farmácia única, isto é, capaz de atender a todas ou quase todas as demandas dos prescritores, seja em homeopatia ou em alopatia.
Atualmente, a Quintessência possui cinco lojas, a mais recente inaugurada em 2007 na Barra da Tijuca; dois laboratórios, um para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos; uma equipe de 15 farmacêuticos, e cerca de 100 funcionários no total. Nestes 22 anos no mercado, a Central de Cases ESPM empresa recebeu alguns prêmios e certificações por sua atuação tanto na área farmacêutica (Certificação SINAMM-Sistema Nacional de Aperfeiçoamento Magistral- 2008) quanto na área de gestão de pessoas (Prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos - 2008). A empresa possui um planejamento estratégico em consolidação e sente cada vez mais a necessidade de construir e disseminar uma arquitetura corporativa fundamentada na gestão do conhecimento.
2 DESENVOLVIMENTO
A Quintessência tem como missão o planejamento estratégico em consolidação tendo uma necessidade de construir e disseminar uma arquitetura corporativa fundamentada na gestão do conhecimento. Ela visa ser a melhor do mercado de manipulação pela excelência de produtos e serviços, tendo também como valores atuação ética e relação baseada no respeito e dignidade.
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
Os aspectos solicitados são totalmente coerentes para que os estudantes, hoje donos de uma enorme rede de farmácia de manipulação, possam concluir com várias filiais a dedicação que tiveram para sua empresa dar certo.
Eles foram práticos ao abrir o negócio, acreditaram que qualquer tipo de relação tanto com os clientes quanto com os funcionários não poderia durar sem respeito, ética e dignidade. Eles também queriam promover melhoras na qualidade de vida de seus clientes podendo oferecer os produtos com total dedicação, ética e responsabilidade social.
Assim, contudo isso procura excelência na gestão, direcionamento para o cliente, exigência de rigor nos processos, foco em resultados e valorização das pessoas.
No percorrer do processo da Farmácia Quintessência podemos destacar alguns fatores para identificar e descrever quais são os aspectos formais que integra ela mesma:
Missão:
Promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.
Visão:
Ser líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.
Valores:
• Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade.
• Excelência na gestão.
• Direcionamento para o cliente
• Exigência de Rigor nos processos.
• Foco em resultados.
• Valorização das pessoas.
Os recursos de entrada da Quintessência estão atentos à preservação do meio-ambiente e aos problemas sociais de nosso país. Alem de buscar atingir vários resultados.
Desta forma, foram desenvolvidas algumas ações neste sentido descritas a seguir:
• Programa de tratamento e coleta de resíduos farmacêuticos, por meio do convênio com a empresa Resíduo- All;
• Projeto “Estou vidrado nessa ideia”, que consiste na doação de vidros de medicamentos a serem reciclados por uma grande indústria do mercado de vidros, resultando em cerca de 8 cestas básicas que são doadas mensalmente a entidades carentes. Este projeto foi desenvolvido há 5 anos e foi um dos selecionados para participar do vídeo produzido para a noite de premiação do Prêmio Destaque Responsabilidade Socioambiental da ASCOFERJ - Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro-2008.
• Parceria com a ONG “Ação Pelo Semelhante”, com a visão de ampliar os benefícios da
• Homeopatia a comunidade carente do Morro dos Cabritos – em Copacabana;
• Apoio à ONG “Médicos Solidários”, uma vertente da ONG “Médicos Sem Fronteiras”,
...