TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Financeira

Trabalho Escolar: Adm Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  4.113 Palavras (17 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 17

Atividade Prática Supervisionada

Administração Financeira

Acaraú – CE, 03 de junho de 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. ETAPA 01 – SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 4

3. ETAPA 02 – MÉTODOS DE TRIBUTAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA (IR) E O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO...................................................................................7

4. ETAPA 03 - CONCEITOS DO ORÇAMENTO DE CAPITAL....................................11

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 13

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 14

1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos podemos ver que a área de finanças tem alcançado um bom destaque na empreitada das instituições, para aqueles que atuam no segmento já se observa que existe uma diversidade de ferramentas gerenciais para tomada de decisão. A administração financeira é incumbida de conhecer, analisar, otimizar e integrar cada processo decisório em interface com o contador da organização, afinal aí está o valor agregado dos bens e serviços da empresa.

Nosso conteúdo científico vem apresentar através da disciplina estudada o quanto os planos financeiros podem contribuir para os resultados, partindo do ponto que imagem é poder, se entende que um administrador de sucesso certamente atrairá mais investidores.

Devido a grandes mudanças no campo das finanças o administrador necessita lidar com possíveis alterações, pois ao tratarmos de negócios e investidores, abre-se uma grande aba de relações cambiais. No decorrer da leitura, observa-se o quanto a contabilidade contribui no processo de acumulação de custos, tais custos serão compostos nos produtos e serviços na qual a gestão financeira da empresa atribuirá o melhor custeio para o seu processo. Utilizando-se de estratégias o administrador conseguirá alinhar benefícios para que as suas metas de planejamentos possam atingir os melhores resultados.

2. ETAPA 01 – SISTEMAS DE ACUMULUÇÃO DE CUSTOS

A administração financeira utiliza-se da metodologia do ramo da Contabilidade (Custos), pois com tal ferramenta ela consegue solucionar os problemas financeiros. O Sistema de Acumulação de custos foca as informações para gestão de custos, objetivando a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção. Nessa etapa de elaboração de sistemas é essencial que o administrador possa conhecer intimamente o processo de produção, pois será com base nesse conhecimento que ele irá optar pelo o método de custeio a ser utilizado dependente do seu serviço ou produto a produzir.

Derberck e Nagy (2001, p. 13), relatam que “a contabilidade de custos fornece as informações que permitem à gerência alocar recursos para as áreas mais eficientes e rentáveis da operação”. São muitos os sistemas de acumulação de custos, entre eles estão:

Produção por Encomenda (Ordem): O sistema de acumulação de custos por ordem acontece quando uma empresa trabalha por encomenda, ocorrendo à fabricação descontínua de produtos não padronizados, tal sistema é baseado no processo, esse sistema é mais adequado quando a empresa tem um processo produtivo não repetitivo, cada produto é um tanto diferente entre si. Nesse sistema a soma das ordens de produção em aberto representa o estoque dos produtos em processo, conforme os produtos são completados acontece o encerramento e os custos são transferidos para o estoque de produto acabado.

Produção Contínua (Processo): O sistema de acumulação de custos por processo ocorre quando a empresa trabalha com o processo industrial realizado em série, sem intervalos (contínuo) e assim forma o custo do produto, nesse processo a preocupação da contabilidade de custos é controlar por departamentos, setores, ou seja, acompanhar todo processo em si, tal processo é muito utilizado em empresas que produzem grandes volumes. O estoque de Produtos em Processo é formado pela soma dos vários processos produtivos.

Com tais definições encontramos uma grande diferença nos sistemas de acumulação de custos, pois enquanto um custeia o produto o outro se preocupa em custear o procedimento de fabricação de determinado período.

Todos os custos serão identificados direta ou indiretamente aos departamentos e aos centros de responsabilidade. Nessa etapa a Contabilidade de Custo é de grande valia para o responsável competente em assumir e produzir os relatórios com a inclusão dos custos diretos e indiretos, custos controláveis e não controláveis referentes ao centro daí têm o Sistema de Custos pela Responsabilidade.

Sistemas de Custos Previsionais: Tal sistema focaliza-se em duas finalidades: O planejamento das operações e o Controle das mesmas. O uso desse sistema acontece quando a administração provisiona determinadas atividades, incluindo custos de realizações, caso as operações permitam a adoção de custos padronizados. Caso as operações ou as atividades não recorrentes quaisquer não fornecer tais características, será aplicado pela Contabilidade de Custos o Sistema de Custos Estimados.

Através dos Sistemas de Acumulação de Custos podem trabalhar com alguns critérios de custeio, entre eles estão:

Custeio por Absorção: Para Cherman (2002, p. 50) o custeio por absorção, “é um método de custeio em que são apropriados aos produtos fabricados todos os custos incorridos sejam eles diretos, indiretos, fixos ou variáveis”. Importante frisarmos que neste método de custeio, o custo é separado das despesas, sendo aceito pela legislação societária (Lei 6.404/76), o mesmo obedece aos princípios fundamentais da contabilidade, podendo citar, competência, realização da receita e confrontação.

Custeio Variável ou Direto: Horngren, Foster e Datar (1997), descrevem o custeio variável como o método de custeio de estoque em que, “todos os custos de fabricação variáveis são considerados custos inventariáveis. Todos os custos de fabricação fixos são excluídos dos custos inventariáveis. Eles são custos do período em que ocorrem”.

“Nas demonstrações à base do custeio variável obtém-se um lucro que acompanha

sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com