Adm Financeira E Orçamentaria
Casos: Adm Financeira E Orçamentaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izarabelo • 20/11/2014 • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
A Administração de Recursos Humanos é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas.Toda instituição deve preocupar-se com a motivação de seus funcionários, uma vez que eles colaboram para a manutenção e funcionamento diário da empresa.Os empresários não devem deixar de dar atenção aos seus colaboradores, principalmente pelo possível reflexo direto nos lucros da empresa. Treinamentos, avaliações, bonificações, políticas de cargos e salários são recursos que podem ser utilizados para o melhoramento motivacional.
A expressão "Gestão de Pessoas" visa substituir "Administração de Recursos Humanos", que, ainda mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações. Os argumentos em prol desta mudança na nomenclatura ressaltam que o termo "Administração de Recursos Humanos" é muito restritivo, pois implica a percepção das pessoas que trabalham numa organização apenas como recursos, ao lado dos recursos materiais e financeiros.
Algumas empresas, visando maior lucratividade, estão se preocupando em fazer investimentos com consultorias de recursos humanos. Porém, outras organizações, estão implantando uma área de gestão de pessoas na sua própria unidade de trabalho. Tudo isto está ocorrendo devido ao fato de que há uma tendência muito forte que os funcionários motivados, capacitados e com um ambiente de trabalho favorável têm alta produtividade impactando diretamente nos resultados da organização.
Para trabalhar com pessoas, primeiro deve-se compreender o comportamento humano e também o conhecimento de vários sistemas e práticas de recursos humanos.A necessidade de mão-de-obra e também a legislação contribuíram para a inclusão das mais diversificadas forças de trabalho, quebrando muitos paradigmas. Até meados dos anos 80, as empresas até poderiam empregar mulheres, idosos e portadores de deficiência, mas era evitado e quando ocorria, geralmente não se estendia por muito tempo. Os gestores naquela época não possuíam uma visão estratégica de recursos humanos e sociais e conseqüentemente não investiam na contratação da "minoria".
Com o passar dos anos, e também com a contribuição trazida pelos estudos feitos pelos mais diversos pensadores da área de humanas mostrando que o investimento no emprego de mulheres, negros, idosos, analfabetos e portadores de deficiência, isto é, todos aqueles que até então eram tidos como "os excluídos", "a minoria" pela sociedade ajudariam na construção e manutenção da imagem da organização.
A partir deste momento, os gestores passaram a rever muitos conceitos e investir nestas contratações.O cumprimento das leis criadas e a preocupação em evitar uma autuação, fizeram com que muitas empresas mudassem seus sistemas internos e externos de captação de mão-de-obra. Hoje, as organizações fazem o possível para tornar o seu quadro de funcionários o mais diversificado possível, primeiramente para mostrarem-se socialmente responsáveis e também para impedir um acompanhamento judicial que abalaria a sua imagem de empresa preocupada com o bem-estar da comunidade em geral.
Sobre o Autor
Administradora de Empresas e escritora, especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Pessoas. Profissional com doze anos de experiência no mercado, sendo sete anos dedicados à área de Recursos Humanos, com atuação em importantes empresas privadas e públicas de pequeno, médio e grande porte, engajada em projetos estratégicos com foco em Gestão de Pessoas, Gestão Organizacional e Melhoria Contínua de Processos.
Especializações: Mapeamento e redesenho de processos, reestruturação organizacional, implantação de indicadores e levantamento de volumetria. Gerenciamento e estruturação de área de recursos humanos nas organizações, qualificação de processo de recrutamento e seleção para redução de turn-over, mapeamento de competências, gestão para resultados, redução de riscos trabalhistas entre outras vivências em todos os subsistemas de rh.
Comentários (17)
Resumo show de bolaporJunior, maio 14, 2008
Parabéns pelo resumo, por meio dele aumentei rapidinho meus conhecimentos sobre recursos humanos. E me dei bem em uma prova de Administração. Obrigado!!!
RHporRobson, maio 13, 2009
obrigado. Também aproveitei suas observações em um trabalho.
ParabénsporDiego, setembro 23, 2009
Tudo bem, Thaís? Eu sou estudante de Administração, e quero te parabenizar pelas palavras bem mencionadas no texto sobre Gestão de Pessoas. Tenho um encanto por essa área de Gestão de Talentos e ao ler o seu texto, pude compreender melhor o assunto e amar mais esta área. Abraços!
obrigadaporNatalia, fevereiro 14, 2010
muito bom o resumo me ajudou muito ha esclarecer algumas duvidas!!!!
Recursos HumansoporLeidiane, fevereiro 24, 2010
Oi Thaís, gostei do seu texto sobre administração...estou fazendo pós em gestão em recursos humanos...e me ajudou muito.
Um abraço!
FraquinhoporCarlos, abril 17, 2010
Bem, ressaltando as informações que são de conhecimento comum, o resume é bem elementar. Só ajuda que já não sabe de nada. Ai é o caso, para um cego, qualquer direção lhe auxilia.
carlosbritoj25@gmail.com
mto bomporDiodénia, abril 21, 2010
Amei a materia, vai me ajudar bastante no trabalho que eu eestou a fazer parabens...
me ajudou muito!porlucicleide, maio 18, 2010
Oi, Thais comecei o curso de administração
...