Administracao De Materiais
Ensaios: Administracao De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jullyaribeiro • 16/5/2014 • 2.728 Palavras (11 Páginas) • 261 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O estágio que está sendo realizado na Micro Empresa Maria Lopes de Souza Comercio e Armarinhos, é uma forma de praticar a teoria dada em sala de aula, podendo assim dar opiniões e agir de forma correta, auxiliando a empresa a crescer e ter um bom resultado no mercado.
Com isso aprimorando o meu crescimento profissional para ser reconhecida no ramo Administrativo, e complemento o meu currículo.
Neste período de estágio analisei a situação atual da empresa planejei e executei o melhoramento da Administração de Materiais, nas atividades de: Previsão de Demanda, Metodologias e Sistemas de Controle de Estoque, Custos de Estoque, Tipos de Estoque, Compras e o Armazenamento e Distribuição.
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Micro Empresa Maria Lopes de Souza Comércio e Armarinhos, está no mercado deste 27/08/1997, com a natureza jurídica Individual, tendo o Comércio Varejista de Artigos e Armarinhos como a principal atividade econômica. E com algumas atividades secundárias, como: Comércio de Brinquedos e Artigos Recreativos, Suvenires, Bijuterias e Artesanatos, Cosméticos, Produtos de Perfumaria e Higiene Pessoal, Discos, Cds, DVDs e Fitas, Especializado de Eletrodomésticos e Equipamentos de Áudio e Vídeo e Artigos do Vestuário e Acessórios.
A situação cadastral da empresa hoje é ativa, podendo assim gozar de todas as necessidades e benefícios legais.
Por se tratar de uma Micro Empresa o Organograma fica da seguinte forma:
Figura 1: Organograma da Empresa
Fonte: Dados da Empresa Maria Lopes de Souza Comércio e Armarinhos - ME (2014)
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
A Administração de Materiais é uma das condições para um equilíbrio financeiro e econômico de uma empresa. Não tratando somente do controle de estoque, mais sim do abastecimento, planejamento e reaproveitamento de materiais, contribuindo com o resultado organizacional.
Administração de Materiais é: “Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado ao cliente”. [Francischini, G. Paulino, 2004, p. 05].
As atividades que foram desenvolvidas na empresa para uma melhor organização do estoque são as de Previsão de Demanda, Metodologias e Sistemas de Controle de Estoque, Custos de Estoque, Tipos de Estoque, Compras e o Armazenamento e Distribuição.
3.1. PREVISÃO DE DEMANDA
A previsão de demanda é uma ferramenta importante do trabalho do gestor que, se bem desempenhada pode fazer com que a empresa mantenha o estoque em seu nível ideal. Por um lado não pode faltar mercadoria para atender a demanda dos clientes, pois, caso isso ocorra, é possível que ele possa fazê-lo na empresa concorrente. Por outro lado, se o nível de estoque for excessivo, acarretará para a empresa um custo elevado não só na sua aquisição, mas também na sua manutenção e conservação. É prever o consumo futuro.
Para o Administrador de Materiais as informações sobre o consumo futuro tem que ser as mais exatas possíveis para que ele possa tomar as decisões sobre o nível de estoque e quando deverá comprar para atender seus clientes.
A previsão de demanda é importante para que a empresa esteja com um estoque apto a atender as necessidades de seus clientes.
“A administração de estoque esta intimamente relacionada com a possibilidade de estimar qual será o consumo esperado de determinado item, num dado período de tempo futuro.” [Francischini, G. Paulino, 2004, p. 103].
Para determinar o consumo real de cada item é necessário dois componentes:
• Padrões básicos de comportamento ao longo do tempo;
• Variáveis aleatórias.
Para estimar a demanda há dois métodos:
• Métodos qualitativos – baseados em opiniões e estimativas;
• Métodos quantitativos – ferramentas de estatísticas.
As ferramentas de estatísticas são uma excelente forma de estimar o comportamento do consumo, com base no consumo passado formulando hipóteses para o consumo futuro.
Os tipos básicos de demanda são:
• Demanda independente – consumo desconhecido, condições do mercado;
• Demanda dependente – consumo conhecido, controle da empresa.
Métodos de previsão de demanda para auxiliar o gestor a tomar decisões.
Método da média móvel
É a estimativa de consumo médio do próximo período. A cada nova previsão os dados dos períodos antigos são desprezados e um novo período é adicionado. Contudo os dados antigos e recentes têm o mesmo peso no cálculo da previsão. É um método fácil mais, porém tem muitas limitações na prática:
• Exige uma grande quantidade de dados históricos;
• Assume hipóteses de contorno do consumo;
• Todos os valores tem a mesma influência no calculo médio;
• Demanda de períodos anteriores possuis muita influência nos cálculos.
Método da média móvel ponderada
É o método em que os dados recentes têm mais importância (peso), no cálculo da previsão futura, do que os dados antigos. Sendo um método mais complicado do que o método da média móvel, pois sua maior dificuldade é estimar os pesos de cada período.
Método dos mínimos quadrados
É a ferramenta que traça uma linha entre o histórico da empresa e as tendências para a previsão do consumo futuro. Lidando apenas com as previsões dos padrões básicos de comportamento da demanda.
Simulação
É a ferramenta para previsões de demanda a curto prazo, que gera demandas com uma probabilidade de consumo próxima à real.
“Quanto mais distante for o período para o qual queremos prever a demanda, maior a incerteza que temos, uma
...