Administração
Trabalho Universitário: Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Milene • 4/5/2013 • 4.706 Palavras (19 Páginas) • 593 Visualizações
QUESTÃO PARA REVISÃO: PÁGINAS 64 E 65
1) Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure comparar seus objetivos (em termos de sociedade, produção, sistema, produtos e objetivos derivados).
EMBRAER
A Companhia tem por objetivos:
I- Projetar, construir e comercializar aeronaves e materiais aeroespaciais e respectivos acessórios, componentes e equipamentos, mantendo os mais altos padrões de tecnologia e qualidade;
II- Promover ou executar atividades técnicas vinculadas à produção e manutenção do material aeroespacial;
III- Contribuir para a formação de pessoal técnico necessário à indústria aeroespacial;
IV- Executar outras atividades tecnológicas, industriais, comerciais e de serviços correlatos à indústria aeroespacial;
V- Projetar, construir e comercializar equipamentos, materiais, sistemas, softwares, acessórios e componentes para as indústrias de defesa, de segurança e de energia, bem como promover ou executar atividades técnicas vinculadas à respectiva produção e manutenção, mantendo os mais altos padrões de tecnologia e qualidade;
VI- Executar outras atividades tecnológicas, industriais, comerciais e de serviços correlatos às indústrias de defesa, de segurança e de energia.
JHONSON E JHONSON
A Companhia tem por objetivos:
O maior compromisso da Johnson Brasil é auxiliar as pessoas a se auto ajudarem através da troca de experiências entre a empresa e universidades, autoridades, profissionais e terceiro setor. Assim procuramos melhorar a qualidade de vida de cada individuo da sociedade.
Objetivo em termo de produção:
O Setor de Produção da JOHNSON não funciona isoladamente. Ele começa pelo Departamento de Engenharia e Projetos que, dotado de equipamentos de última geração e quadro técnico altamente qualificado, busca não só o desenvolvimento de novos produtos, mas também o aprimoramento dos já existentes.
Objetivos em termos derivados:
Acreditamos que nossa primeira responsabilidade é para com médicos, enfermeiras e pacientes, mães e todas as pessoas que usam nossos produtos e serviços. Para atender suas necessidades, tudo o que fazemos precisa ser de alta qualidade. Precisamos lutar constantemente para reduzir nossos custos, a fim de manter preços razoáveis. Os pedidos dos clientes devem ser atendidos pronta e corretamente. Nossos fornecedores e distribuidores devem ter a oportunidade de obter um lucro equitativo
Objetivos em termos de sistema:
Johnson & Johnson é possível perceber claramente a Organização, Sistemas e Processos surgidas com a necessidade de alcançar melhores práticas de forma integrada por processos. É possível perceber também o planejamento estratégico através da reorientação da equipe de vendas e marketing, neste contesto nota-se que a estrutura foi toda reordenada de forma a atender a nova política estratégica sendo possível o redesenho da arquitetura organizacional proporcionando com isso eficiência das operações através dos projetos ágeis e integrados.
O papel do gestor José Antônio Justino foi muito importante na definição da nova visão estratégica da empresa, apoiado em uma boa consultoria especializada em mudança organizacional, traçou bem o rumo dos negócios procurando atender a estrutura organizacional da empresa, a responsabilidade do novo projeto da estrutura foi distribuída de forma abrangente e clara para cada divisão e setor da empresa, garantindo que todo funcionário os detalhes do plano estratégico e do vínculo entre o seu trabalho e as metas da empresa, procedimento este vital para o fortalecimento da estratégia. Certamente ao adotar o novo modelo de gestão por processos, a Johnson & Johnson passou a compreender melhor seu paradigma sistêmico, pois ao integrar a equipe e mantê-la andando no mesmo compasso favoreceu melhores práticas eliminando problemas comuns como descontos e prazo de pagamento de produtos que contrariavam a estratégia da companhia.
2) Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure compará-las, enfocando recursos que elas utilizam.
Tomemos como exemplo a Halei-Davidson. A beira da falência em 1985, esta fabrica sediada em Milwaukee agora controla mais de um quinto das vendas nos Estados Unidos. Resultado de investimentos em novas nas entalações de projetos inovadores e acima de tudo nos projetos de capacitação da força de trabalho, os recursos são meios que as organizações possuem para realizar suas tarefas e atingir seus objetivos.
OS RECURSOS ORGANIZACIONAIS.
Os Recursos Organizacionais são os vários meios que as instituições possuem para atingirem seus objetivos. São os bens ou serviços utilizados nas atividades organizacionais. Quando se fala em recursos não estamos nos referindo apenas em dinheiro, mas nos referimos às matérias primas utilizadas nas produções, nos serviços prestados pelas organizações, matérias, equipamentos e colaboradores.
De modo geral, os recursos podem se divididos em cinco grupos:
• RECURSOS FISICOS OU MATERIAIS,
• RECURSOS FINANCEIROS,
• RECURSOS HUMANOS,
• RECURSOS MERCADOLOGICOS, E
• RECURSOS ADMINISTRATIVOS.
Os RECURSOS FISICOS OU MATERIAIS, compreendem o espaço físico, os prédios e terrenos, o processo produtivo, a tecnologia utilizada no processo de produção dos bens e serviços produzidos pela organização. Orienta e controla as atividades de materiais da organização, conforme os planos estabelecidos e a política adotada. Elabora rotinas de trabalho, tendo em vista a implantação de sistemas que devem conduzir os melhores resultados com menores custos, o que demanda a utilização de organogramas, fluxogramas e outros instrumentos de trabalho.
Os RECURSOS FINANCEIROS compreendem os recursos na forma de capital, fluxo de caixa, investimentos, aplicações, empréstimos, financiamento etc.
Os RECURSOS HUMANOS, são as pessoas que compõe as organizações independentes do nível de hierárquico. Os recursos humanos estão distribuídos nos diversos níveis institucionais (direção), no nível intermediário (gerencia
...