Administração
Monografias: Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xXKinhaXx • 10/3/2015 • 250 Palavras (1 Páginas) • 118 Visualizações
Características da Administração
A administração científica é o modelo de administração que foi criado pelo engenheiro mecânico Frederick Taylor também conhecido como o pai da administração científica e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o objetivo de garantir a melhoria aos sistemas produtivos. Taylor buscava uma forma para elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem que elevasse os custos de produção. E com isso ele observou que os sistemas administrativos da época eram definitivamente falhos pois a falta de padronização dos métodos de trabalho e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas descobertas por Taylor.
Em 1903 Taylor publicou um livro chamado “Administração de Oficinas” onde expõe as suas teorias. propondo a racionalização do trabalho por meio do estudo tempos e movimentos.
Enquanto Taylor desenvolvia a chamada Administração Científica nos Estados Unidos.
Segundo Idalberto Chiavenato se a Administração Científica era caracterizada pela ênfase na tarefa realizada pelo operário então a Teoria Clássica caracterizava-se pela ênfase na estrutura que a organização então deveria possuir para ser eficiente. Porém para Chiavenato essa eficiência só era alcançada apenas através da racionalização do trabalho do operário e também no somatório da eficiência individual, bem diferente da Teoria Clássica de Taylor que se partia do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas tanto órgãos quanto pessoas.
Mas na realidade o objetivo das duas as teorias era a mesma: a busca da eficiência das organizações.
...