Administração
Casos: Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: torincarol • 22/3/2015 • 5.088 Palavras (21 Páginas) • 206 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATPS-
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
PIRACICABA
2013
ATPS – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ATPS apresentada, como exigência parcial para a obtenção de nota bimestral da disciplina Processos Administrativos do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, sob a orientação da Profº Eliseu.
PIRACICABA
2013
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Dependendo da abordagem que cada organização escolhe, pode se ver a mercê de forças múltiplas do mercado como, a concorrência, novas idéias podem substituir seus produtos, novos métodos de marketing, e assim a organização pode nunca atingir seus objetivos. O planejamento é extremamente importante, seja do ponto de vista organizacional ou do conjunto de responsabilidades pessoais do dia-a-dia da função de cada gerente.
Pode-se descrever o planejamento como: Escolher um destino; avaliar os caminhos alternativos e decidir o rumo específico. O Planejamento é uma disciplina que ajuda a reflexão sobre os assuntos e os problemas até chegarem a uma solução e a prever alternativas para direcionar as decisões e superar os problemas.
Conceito:
Consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições pré-estabelecidas estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo responsabilidades para que os objetivos possam ser atingidos.
Os princípios de Planejamento podem ser classificados em gerais e específicos
Os princípios gerais do Planejamento são (Oliveira, 1995: 35-36):
• Princípios da contribuição dos objetivos;
• Princípios da precedência;
• Princípio da maior penetração e abrangência;
• Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade;
Os princípios específicos são (Oliveira, 1995:37):
• Planejamento Participativo;
• Planejamento coordenado;
• Planejamento integrado;
• Planejamento permanente;
A maioria dos planejamentos envolve uma mistura dos três tipos de filosofias, embora possa haver predominância de uma delas:
• Filosofia da satisfação: os objetivos devem ser atingíveis, para proporcionar um nível mínimo de satisfação aos responsáveis pela execução do planejamento;
• Filosofia da otimização: utilizando técnicas matemáticas e estatísticas e de modelos de simulação o planejamento deve ser feito para atingir o melhor resultado possível;
• Filosofia da adaptação: consiste em responder adequadamente às mudanças externas, pois o planejamento trabalha com diferentes níveis de incerteza.
Etapas do Planejamento Estratégico:
1. Determinação dos Objetivos;
2. Análise ambiental externa;
3. Análise Organizacional;
4. Formulação de alternativas;
5. Elaboração do planejamento;
6. Implementação e execução;
7. Avaliação dos resultados.
Tipos de Planejamento:
Planejamento Estratégico: É um planejamento de longo prazo, de responsabilidade a nível institucional, desenvolve a estratégia de forma implícita ou explícita, formais ou informais. Implica tomada de decisões complexas, pois envolve grande voluma de recursos, apresentam nível de risco expressivo, por exemplo, a compra de uma fábrica, lançamento de nova linha de produtos, etc.
Planejamento Tático: Tem a finalidade de otimizar parte do que foi planejado estrategicamente, determinando antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos a serem alcançados, tem nível intermediário e o alcance temporal é mais curto.
Planejamento Operacional: Sua finalidade é maximizar recursos da empresa aplicados em operações de determinado período, geralmente é de curto e médio prazo (de seis meses a três anos) e envolve decisões mais descentralizadas, mais repetitivas e de maior reversibilidade.
Políticas: São propósitos comuns de cada empresa, guias de raciocínio que dão a direção e o sentido necessário para o processo da tomada de decisões repetitivas e são planejadas para assegurar a congruência de objetivos.
Sistema de orçamentos
Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Esse sistema é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros, mensurando-os, avaliando-os e demonstrando-os, bem como das unidades que a compõem. Os responsáveis devem implementá-los de acordo com os planos de ação e acompanhá-los para corrigir os eventuais desvios ao longo do tempo.
Horizonte de Planejamento e freqüência da revisão
Uma empresa deve determinar a extensão do período de planejamento mais adequado para suas atividades. Geralmente são adotados dois períodos de planejamento, o de curto prazo ou o de longo prazo. O planejamento de curto prazo é geralmente de um ano ou um semestre e coincide com o exercício social da empresa, enquanto o de longo prazo é feito por um prazo de até 10 anos por algumas empresas, este é adotado por um pequeno número de empresas por apresentar grande grau de incertezas, que acaba provocando distorções nos resultados projetados à medida que as operações vão se realizando. É preciso sempre estar realimentando as informações para que o resultado projetado se aproxime o máximo possível do resultado efetivo.
Os centros de responsabilidade
...