TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Pesquisas Acadêmicas: Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introdução 4

Vida financeira X Empresa 5

Conceitos 6

Questões: 8

Planilha das contas: 8

Análise de demonstrativos contábeis 10

A importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro. 13

A definição de sociedade 13

Classificação das sociedades. 14

Tipos jurídicos de empresas 15

Características de sociedade limitada e sociedade anônima 16

Conclusão 19

Referencias bibliográficas 20

Introdução

A contabilidade está ligada dentro de uma Empresa como também diretamente em nossa vida particular. Este trabalho refere-se a alguns conceitos importantes da contabilidade visando a melhor compreensão destes conceitos tais como: análise de demonstrativos contábeis de grandes empresas, conceitos de ativo, passivo, lucros entre outros.

Vida financeira X Empresa

Analisando minha vida financeira consigo em um primeiro momento observar vários pontos em comum com uma empresa, por exemplo, em minha vida financeira não sou só eu que dependo da minha renda existem mais três pessoas dependentes, como em uma empresa onde todos os colaboradores dependem da saúde financeira da empresa por isto as despesas devem ser controladas.

Meu planejamento financeiro é totalmente controlado e divide-se praticamente em despesas fixas e variáveis. Além disso, todo final de ano é elaborado um tipo de balanço analisando tudo que foi adquirido durante o ano, as despesas que se mostraram desnecessárias, a partir daí é elaborado o planejamento do ano seguinte.

Há também situações de risco que ocorrem, tal como um utensílio depreciado ou um bem danificado por acidente ou desgaste, dando muitas vezes uma defasagem no planejamento financeiro tanto pessoal quanto de uma empresa, dando um resultado diferente do esperado sendo necessário, muitas vezes mudar os rumos.

Tenho crédito no mercado financeiro, para poder trabalhar com o meu capital de giro conto também com investidores que me emprestam dinheiro para que eu possa obter o bem necessário. A empresa busca no mercado de acordo com sua necessidade captar investidores, mostrando através de um sistema financeiro a sua situação, podendo utilizar assim de ferramentas para poder operar no mercado financeiro.

Procuro distribuir meu salário entre gastos com efeito de poder obter lucros para possuir melhores bens e melhorar a minha qualidade de vida. Assim também é uma empresa procura obter lucros a fim de atualizar-se fazer investimentos e manter-se competitiva.

Fazendo uma breve comparação, tanto a vida financeira pessoal e a vida financeira de uma empresa têm as mesmas semelhanças, deve sempre obter registros que facilitem a tomar decisão afim manter o equilíbrio e a saúde financeira.

Conceitos

Ativo

O conceito de ativo é apresentado como conjunto de bens e direitos de uma entidade como as aplicações de recursos de uma empresa, é ensinado sem ensejar discussões, como a definição adequada para o termo de ativos.

Para Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração; já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros, assim podemos considerar um bem ativo nesta área, qualquer elemento controlado pela empresa, sem natureza física. Podemos afirmar que atualmente com a melhor caracterização de ativo: são recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxos de caixa.

Passivo

De acordo com Canning (1992), conceituou passivo como um serviço com valor monetário, que um proprietário é obrigado legalmente a prestar á uma segunda pessoa, ou grupo de pessoas. Passivo nada mais é que as dividas de uma empresa contrai para gerar ativo, como por exemplo, a compra de matéria prima para se fabricar calçados, a fato de comprar os insumos para a fabricação dos calçados gera um passivo.

Goodwill

Pode também ser chamado de patrimônio de marca é todo o conjunto de elementos não materiais ligados ao desenvolvimento do negócio, são pontos que valorizam uma empresa. De acordo com Pinho (1997), goodwill é definido como sendo “fundo de comércio; bens intangíveis, tais como o bom relacionamento com os clientes, moral elevado dos empregados, bom conceito nos meios empresariais, boa localização”. Entretanto, o conceito de goodwill vai além do bom relacionamento comercial. Goodwill pode ser considerado como um lucro fora do normal não esperado.

Receitas

Segundo Marion, José Carlos (2010, pág.94) A receita pode ser definida, de acordo com o estudo do IASB, como “o acréscimo de benefícios econômicos durante o período contábil na forma de entrada de ativos ou decréscimo de exigibilidade e que redunda num acréscimo do patrimônio liquido, outro que não relacionado a ajuste de capital.”.

Despesas

Pode ser considerado com o sacrifício de ativos realizados em troca de receita. Às vezes as despesas são pra que se obtenham ganhos, como por exemplo uma empresa que paga seus vendedores comissão tem uma despesa, porém há lucro obtido com o produto vendido pelos vendedores.

Em certas ocasiões sacrificar ativos, tem ligação com manutenção da entidade em um determinado período ou também e derivante de ônus impostos de fora para dentro, como impostos onde o não pagamento dos mesmos ameaça o empreendimento.

Ganhos

Representam itens não recorrentes que possuem o mesmo efeito liquido no patrimônio, mas podem surgir na atividade normal da empresa, os ganhos incluem os que surgem de vendas e baixas de ativos não circulantes como IMO.

Perdas

Surgem no curso das atividades normais de uma empresa, como pagamento de funcionários, custos de vendas, usualmente toma a forma de uma saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com