Administração
Casos: Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janabiel • 26/3/2015 • 494 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
1 O Balanço Patrimonial é a representação gráfica do patrimônio. No Balanço constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido em determinado momento (na data em que o balanço for elaborado, ou “levantado”, como se costuma dizer).
O Balanço Patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis. Segundo Marion (2005, p. 42):
É a principal demonstração contábil. Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.
2 Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período ( geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano ). Obalanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.
3 Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
4 RECEITA OPERACIONAL BRUTA Vendas de Produtos Vendas de Mercadorias Prestação de Serviços (-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA Devoluções de Vendas Abatimentos Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas = RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (-) CUSTOS DAS VENDAS Custo dos Produtos Vendidos Custo das Mercadorias Custo dos Serviços Prestados
5
6 Devemos primeiramente esclarecer o seguinte: embora geralmente empregadas como sinônimos, as palavras “balanços” e “demonstrações financeiras” designam coisas distintas. Balanço é a demonstração da situação financeira da companhia em um ponto específico do tempo (exatamente em um determinado dia em que se fez o balanço). Demonstrações financeiras são todas as peças contábeis – inclusive o balanço – que vemos publicadas nos jornais (demonstração das mutações patrimoniais, demonstração de origens e aplicações de recursos, notas explicativas, parecer dos auditores, relatório da administração, etc.).
Dois tipos de informações são fornecidas nesses relatórios. Inicialmente, há uma seção dissertativa, muitas vezes apresentada como uma mensagem da diretoria ou conselho de administração, que expõe os resultados operacionais da empresa no respectivo ano e então aborda novos acontecimentos que vão afetar as operações futuras. Em segundo lugar vêm as demais demonstrações financeiras básicas que trazem dados quantitativos que apresentam um quadro contábil das operações da empresa e sua situação financeira, bem como detalhamentos das práticas contábeis e pareceres de pessoas sem vínculo com a empresa (auditores).
O balanço é, na realidade, uma síntese das informações incluídas em todas as demais peças
...