Administração
Ensaios: Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carol21 • 26/3/2015 • 4.379 Palavras (18 Páginas) • 173 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE ANHNAGUERA – UNIDERP SOROCABA
ADMINISTRAÇÃO - 5ª ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Caroline Pinto De Oliveira
RA: 6313194614
Michel Rodrigues De Melo
RA: 6343193481
João Carlos Dos Santos
RA: 6350196541
Profº EAD Wagner Luiz Villalva
Tutor EAD Marcos Rueda Gulzman
Tutor Presencial Marcos Rueda Gulzman
SOROCABA/ SETEMBRO 2014
ÍNDICE
Índice.....................................................................................................2
Introdução...............................................................................................3
Etapa 1......................................................................................................4
Etapa2.......................................................................................................7
Etapa 3.....................................................................................................12
Etapa 4.....................................................................................................23
Conclusão.................................................................................................28
Referências bibliográficas.........................................................................29
INTRODUÇÃO
O conhecimento sobre as funções, o papel, os objetivos, as áreas de decisões na administração financeira é de fundamental importância na gestão das empresas.
É preciso conhecer o mundo das finanças, para isso se faz necessário aprofundar o conhecimento através da pesquisa, para facilitar o entendimento sobre o assunto afim de que o administrador financeiro faça as melhores decisões nas empresas.
O mercado financeiro se apresenta com muitas oportunidades de investimentos. Para se almejar grandes resultados financeiros exigem-se grandes riscos de investimentos. Mas quem decide o grau de risco a correr em um negócio ou não correr o risco, terá, proporcionalmente, o retorno.
Risco e retorno atuam de forma direta na relação de investimentos. Como isso poderá decidir ações que proporcionarão por mais ou menos investimentos e que resultado poderá se esperar.
ETAPA 1
Planejamento da Administração Financeira
Para atingir seus objetivos e criar formas de alcançá-los, a empresa precisa planejar antecipadamente, de modo que venha traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo.
Pode-se considerar o planejamento como uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, que se faz necessária em todos os setores da empresa, principalmente nas atividades da área financeira, como afirma Gitman (1987): “Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais.”
Com o planejamento financeiro, o administrador financeiro pode acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando se fizer necessário, visualizar com certa antecedência as possibilidades de investimentos, grau de endividamento e o seu montante de dinheiro que será necessário para se manter.
No geral, o planejamento financeiro indica os caminhos que levam as conquistas dos objetivos da empresa, tanto a curto prazo como também a longo prazo. Para isso, ou para uma gestão financeira eficaz, os administradores necessitam de ferramentas confiáveis para que o gestor possa tomar as decisões certas e oportunas. O Fluxo de caixa tem sido uma dessas ferramentas, sendo uma das mais eficazes na gestão financeira da empresa. Como afirma Zdanowicz (1988): “O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa por um determinado período”.
Além da afirmação do autor, pode-se dizer que, o Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e saída de dinheiro, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades do caixa.
Interferência do Tempo sobre a Moeda.
Quando uma empresa deseja fazer novos investimentos planeja como deve ser feito, fatores econômicos devem ser analisados para tomada de decisões.
De acordo com o autor Lawrence (2010) descreve,
“Como o campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica, os administradores financeiros precisam entender a estrutura da economia e estar alertas para as conseqüências de níveis variáveis de atividade econômica e de mudanças de política econômica”.
Isso se dá principalmente em relação à moeda com sua valorização e desvalorização.
Para um cenário de valorização da moeda nacional, imagina-se uma empresa brasileira que atua com o mercado de exportação. Quando acontece a valorização da moeda nacional, a empresa brasileira tem dificuldade competir com os produtos de outros países. Uma empresa que exporta para a Europa, onde o real valendo mais que o euro a empresa brasileira não conseguirá vender. Por exemplo, uma mercadoria brasileira que valha mil reais vai aumentar de preço para um europeu mesmo que o brasileiro continue vendendo por mil reais, pois lá na Europa, na hora de converter esse preço
...