Administração Da Produção
Trabalho Escolar: Administração Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AYURMAHI • 23/9/2013 • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 279 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DO LIMOEIRO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Alunas: Ana Maria Monteiro de Oliveira
Kamylla de Lima Carvalho Barros
Professor: Adalberto Teles
LIMOEIRO
2012
ANA MARIA MONTEIRO DE OLIVEIRA
KAMYLLA DE LIMA CARVALHO BARROS
“ANÁLISE DE MODELOS PARA PROJETO, INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS SERVIÇOS”
LIMOEIRO
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................4
2. MODELOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS..................5
2.1. Modelo para desenvolvimento de novos serviços de Scheuing e Johnson (1989).........................................................5
2.2. Modelo para integração de novos serviços de Tax e Stuart (1997).............................................................................................5
2.3. Modelo para projeto e desenvolvimento de serviços de Mello (2005).............................................................................................6
3. ANÁLISE COMPARATIVA DOS MODELOS DE PROJETO DE SERVIÇO .................................................................................................7
4. CONCLUSÃO...........................................................................................8
5. REFERÊNCIAS........................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
Atualmente as empresas se preocupam mais com a razão do seu negócio, tendo em vista o crescimento da concorrência e as novas técnicas de gestão.
O setor de serviços cada vez mais tem apresentado uma crescente expansão, o que exige que os administradores utilizem uma linguagem sistemática do processo, obtendo vantagens competitivas e possibilitando um impulso no desenvolvimento de serviços.
O estudo dos processos de desenvolvimento de serviços nos aproxima de suas características de permitir a visão integrada do processo, ressaltando seus elementos, estratégias, atividades, recursos, informações e organização.
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa de alguns modelos de referência para projeto, integração e desenvolvimento de novos serviços.
2. MODELOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS
2.1. Modelo para desenvolvimento de novos serviços de Scheuing e Johnson (1989)
Em 1989 Scheuing e Johnson desenvolveram um modelo de serviços para indústrias, dividido nas etapas de direção, projeto teste e introdução no mercado.
A primeira etapa, é a direção, é o momento inicial que considera as fases de definição de objetivos e estratégias, criação e seleção de ideias. Scheuing e Johnson defendem que o processo de desenvolvimento de novos serviços se inicia com a formulação dos objetivos estratégicos. Essa etapa é a fonte se inspiração para novos serviços.
A segunda etapa é o projeto e o refinamento do novo serviço, incluindo seu sistema de entrega e seu programa de marketing. As ideias selecionadas têm seus conceitos expandidos por meio das prospecções de mercado e do contato com clientes. Com o desenvolvimento dos detalhes operacionais ocorre o início do projeto, uma atividade que vai desde a expectativa dos clientes, passando pelo desenvolvimento do serviço, até a entrega. Scheuing e Johnson ressaltam ainda a importância do treinamento operacional para os funcionários.
A terceira etapa é a do teste para determinar a aceitação do novo serviço. É construída a partir do conhecimento e da percepção contraídos durante a geração da ideia. O objetivo é realizar os refinamentos necessários no serviço para oferecê-los de acordo com as necessidades do cliente.
A etapa final é a da introdução no mercado, inicia após os testes do sistema de entrega e do programa de marketing. Logo após, a revisão de pós-lançamento certifica se os objetivos estão sendo alcançados ou se necessita de ajustes.
2.2. Modelo para integração de novos serviços de Tax e Stuart (1997)
Tax e Stuart, em 1997, mostram a necessidade de uma estrutura para descrever o projeto de um serviço novo e a implementação de seus processos.
A primeira etapa do seu modelo ocorre como uma auditoria do sistema de serviço da organização, envolve as características e papéis dos clientes, os benefícios providos dos clientes, o processo usado na entrega de serviço, as habilidades dos participantes do serviço e as instalações físicas. A etapa é encerrada com o mapeamento dos processos de serviço.
A segunda etapa analisa a criação de novos serviços partindo da perspectiva de mercado. A análise é feita a partir das técnicas de
...