Administração Da Produção
Ensaios: Administração Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunapeg • 8/4/2014 • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 247 Visualizações
Introdução
Este texto tem a finalidade de descrever a evolução histórica da Administração da Produção e Operações. A Administração da Produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. Planejar, organizar, dirigir, e controlar a produção de Bens e Serviços. Cada Sistema de Produção tem um diferente foco de atuação, sendo que é sobre este foco que os Administradores desempenham suas competências.
Evolução histórica da Administração da Produção
Sempre existiram sistemas de produção: as pirâmides egípcias, a Grande Muralha da China, os aquedutos e estradas do Império Romano atestam a indústria dos povos da Antiguidade.
Com o passar do tempo o artesão foi sendo substituído pela indústria. Neste caso podemos citar a evolução da produção em pequenas para grandes escalas, como a produção em série e utilizando cada vez mais a tecnologia para produzir mais com menos recurso, ou seja, buscando sempre maior produtividade para ter mais competitividade de mercado. A cultura de melhoria contínua através de técnicas sofisticadas sempre ocorreu através do tempo. Com a revolução industrial surge a necessidade de padronização em massa, a preocupação era produzir o máximo. O Japão após a Segunda Guerra Mundial desenvolveu estratégias empresariais, voltada para exportação e conquistar o mercado mundial.
Já no período pós-guerra civil nos EUA (1812) também tivemos um cenário para a grande expansão da capacidade de produção no século XX. Surgiram modernas formas de capital por meio de companhias com ações em comum: o capitalista separou-se do empregador; os administradores tornaram-se assalariados dos financistas que possuíam o capital.
Um dos importantes desenvolvimentos de nosso tempo é a disseminação dos serviços na economia, acelerada após a Segunda Guerra Mundial. Estes e outros fatores continuam a combinar-se com desenvolvimentos históricos para modelar as maneiras pelas quais administramos os sistemas de produção.
Atualmente, a Administração da Produção e Operações (APO) administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização.
O processo de transformação chamado de produção é a atividade predominante de um sistema de produção.
Administração da Produção e Operação no contexto atual
A principal preocupação dos gerentes de produção que coordenam o sistema de produção é o processo de transformação ou produção. A função produção é interligada com outras áreas funcionais da empresa, tais como marketing e finanças. Gerentes da função marketing criam demandas, a função financeira busca lucratividade.
As principais atividades da função de produção que oferecem carreira são:
Supervisor de produção: supervisiona os empregados à medida que os produtos ou serviços são produzidos.
Planejador de compras/comprador: compra produtos ou serviços para manter a produção.
Analista de estoques: supervisiona todos os aspectos dos estoques.
Controlador da produção: autoriza a produção de pedidos, desenvolve programas e planos de produção.
Analista de produção: analisa problemas de produção, desenvolve previsões, planeja novos produtos e executa outros projetos especiais.
Especialista em qualidade: supervisiona a aceitação por amostragem, controle de processos e administração da qualidade.
Principais conceitos sobre:
Just-in-time: (JIT) tem como objetivo reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados.
Engenharia simultânea: é um conceito que se refere à participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto.
Tecnologia de grupo: é uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes, agrupando em processos comuns.
Consórcio modular: utiliza diversos parceiros que trabalham juntos dentro da planta, em seus respectivos módulos, e são responsáveis pelas operações na linha de montagem.
Células de produção: são unidades de manufatura e/ou serviços que consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transportes e de estoques intermediários entre elas.
Desdobramento da função qualidade: (QFD) é uma metodologia que visa levar em conta, no projeto do produto, todas as principais exigências do consumidor a fim de não somente atende-las como também suplantá-las.
Comakership: é o mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada.
Sistemas Flexíveis de Manufatura: são conjuntos de máquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.
Manufatura Integrada: por Computador refere-se à integração total da organização manufatureira por meio de sistemas de computadores e filosofias gerenciais que melhoram a eficácia da empresa.
Benchmarking: são as comparações das operações de um setor ou de uma organização em relação a outros setores ou concorrentes.
Produção Customizada: é um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto.
Nome da empresa: ABC Gráfica Digital
Localização: São Bernardo do Campo
Segmento: gráfico
Porte: grande
Produtos comercializados: Impressão digital de alta qualidade e personalização de produtos.
Público alvo: empresas públicas e privadas.
Nome do funcionário: Ana Cristina de Brito Lins
Cargo na empresa: Assistente de faturamento
ORGANIZAÇÃO ESCOLHIDA PELA
...