Administração Da Produção
Trabalho Universitário: Administração Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AndreLuizMoreira • 9/11/2014 • 381 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
As necessidades dos clientes devem ser analisadas para que a empresa avalie se poderá atendê-las a partir dos estoques existentes ou se terá de iniciar um processo de reposição de material por meio da compra, em se tratando de produtos fornecidos por terceiros, ou de produção, no caso de produtos fabricados internamente pela empresa. (MARTINS e LAUGENI, 2011, pg. 262).
A partir dessa análise, é possível fazer a reposição de materiais, parte que cabe ao órgão de compra da empresa. Faz parte desse processo: a seleção de fornecedores e a emissão do pedido. A seleção de fornecedores, nada mais é, do que escolher fornecedores comprometidos com a empresa, ou seja, que não atrase na entrega sem justificativa, que negocie um preço de mercado e que passe confiabilidade. O pedido de compra é a formalização do acordado entre empresa e fornecedor, sem que nenhuma parte quebre o compromisso de uma hora para outra. (MARTINS e LAUGENI, 2011, pg. 263).
O recebimento dos materiais se dá pelo setor de armazenamento da empresa. Deve-se conferir o pedido de compra e verificar se a quantidade pedida bate com a entregue, além de todos os itens da nota fiscal. Também é importante verificar se o produto não chegou danificado, caso necessário, levar o produto ao setor de qualidade da empresa para ser inspecionado. (MARTINS e LAUGENI, 2011, pg. 264).
É importante que a área de recebimento (layout) seja bem demarcada com faixa verde se o produto for aprovado, amarela se está em processo de inspeção ou vermelha se foi reprovado. Fazendo isso, ficará mais fácil identificar quais produtos deverão ser estocados e quais serão encaminhados para troca ou devolução. (MARTINS e LAUGENI, 2011, pg. 264).
Um bom armazenamento garante redução de custos de produção e fretes. O local da armazenagem deve ser conservado, sem goteiras ou qualquer outro tipo de coisa que possa danificar o produto. A forma mais eficaz de conservar o produto é utilizar o PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai), assim o primeiro produto que chegar ao estoque não corre o risco de estragar ou perecer. (MARTINS e LAUGENI, 2011, pg. 264)
Para esse processo acontecer de forma adequada é necessária uma logística de entrega de materiais bem elaborada, assim é possível reduzir custos e distribuir corretamente os produtos no local de armazenagem. (MARTINS e LAUGENI, 2011).
...