Administração Estratégica
Monografias: Administração Estratégica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JosianyAmaralLim • 5/12/2014 • 730 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
Capítulo 2
O Ambiente Externo:
Oportunidades, Ameaças, Competição na Indústria e Análise dos Concorrentes
1- Por que é importante para uma empresa estudar e entender o ambiente externo?
Por que a empresa deve estar preparada para rastrear tendências e desenvolvimentos importantes. Para cada tendência e desenvolvimento, a administração precisa identificar as ameaças e oportunidades associadas. Uma vez que a missão da empresa está declarada, ela precisa conhecer parte do ambiente que precisa monitorar para atingir suas metas.
2- Quais são os segmentos do ambiente geral? Exemplifique e explique as diferenças entre eles.
• Componente econômico: indicam como os recursos são distribuídos e usados no ambiente, como PIB, lucros do setor econômico, taxas de inflação.
• Componente social: refere-se às características da sociedade na qual se situa a organização, em níveis econômicos, costumes e estilos de vida.
• Componente político: compreendem os elementos relacionados a decisões governamentais, como os tipos de governo, suas atitudes diante de várias indústrias e progresso nas aprovações de leis.
• Componente legal: consistem na legislação aprovada, aquelas quais as regras ou leis que todos os membros de uma sociedade devem seguir, como a Lei de Defesa do Consumidor e a Lei de Defesa da Concorrência.
• Componente tecnológico: inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços, como procedimentos e equipamentos novos, como a tendência do uso de robôs na tentativa de melhorar a produtividade.
3- Qual é o processo de análise do ambiente externo? O que a empresa visa saber quando utiliza esse processo?
É um processo que envolve quatro atividades: escaneamento, monitoramento, previsão e avaliação. Cujo processo consiste em identificar os primeiros sinais de mudanças e tendências ambientais, assim detectando o significado por meio da observação constante das mudanças e tendências ambientais. Logo se faz projeções de resultados antecipados com base nas mudanças e tendências monitoradas e determina o momento e a importância das mudanças e tendências ambientais para as estratégias das empresas e sua administração.
Este processo visa identificar oportunidades e ameaças. Uma oportunidade é uma condição no ambiente, que se explorada, ajuda a empresa a obter competitividade estratégica. Já a ameaça é uma condição do ambiente que permite impedir os esforços de uma empresa em obter competitividade estratégica.
4- Quais são as cinco forças competitivas em uma indústria/setor? Explique cada uma delas. Essas forças são conseqüências da intensidade da competição e o potencial de lucros da indústria/setor:
• As ameaças representadas pelos novos entrantes: identificar novos entrantes é importante por que estes podem ameaçar a participação de mercado dos já existentes.
• O poder de negociação dos fornecedores: aumentam os preços e reduzem a qualidade dos seus produtos, que são possíveis por meios de os fornecedores exercerem poder sobre as empresas que competem em uma indústria.
• O poder de negociação dos compradores: as
...