Administração Estratégica
Monografias: Administração Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bosioalison • 23/3/2015 • 5.095 Palavras (21 Páginas) • 1.252 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Durante as aulas e abordados em vários temas das aulas 1 a 6 e nas aulas práticas 1 a 4, inclusive em quizz apontado pelo professor Elton, vimos que a Administração Estratégica baseia-se em inúmeras tomadas de decisões e assim temos que agir de acordo com todas as situações, vamos relembrar?
Vimos que a Nutriplant, empresa brasileira da área de alimentação infantil, realizou uma análise de seus pontos fortes e fracos, analisou oportunidades e ameaças em seu mercado de atuação, ou seja, a análise S.W.O.T. com isso foi concluído que a crescente atenção dos pais ao valor nutritivo dos alimentos dos seus filhos, observados em uma pesquisa, é uma oportunidade para a Nutriplant.
No decorrer das aulas abordamos o caso Mercedes com a produção do veículo Classe A, que após inúmeras propagandas não obtiveram êxito, e sua produção era de estimada em 70.000 carros por ano, ficou em 63.402 exemplares fabricados entre 1999 e 2005. A estratégia pretendida pela Mercedes de fabricar carros no Brasil, foi Deliberada e realizada independentemente de seu sucesso.
A fábrica de chocolates Bem Me Quer optou pelo desenvolvimento de um novo plano estratégico de mercado, as etapas para o processo envolvem ações de análise de oportunidades e ameaças, definição de objetivos e formulação de estratégias.
O diagnóstico organizacional envolve a análise de fatores internos e externos a organização. Os fatores internos determinam os pontos fracos e os pontos fortes da organização ou sua capacidade de gerar vantagem competitiva sobre os demais concorrentes existentes no mercado.
Um grupo de pessoas elencaram 5 características para cada fator da análise. Seguem as respostas inseridas em uma Matriz SWOT:
Sobre a matriz é possível afirmar que: 1. As ameaças verificadas podem ou não se transformar em realidade; 2. As oportunidades elencadas precisam de fatos e dados para serem efetivadas como potenciais do negócio, pois se basearam em opiniões de 05 pessoas apenas;
3. Os pontos fracos da organização representam competências que precisam ser desenvolvidas;
A empresa Alfa vem enfrentando problemas de competitividade. Como alternativa optou por trocar seus fornecedores, obtendo desta forma matéria-prima mais barata. Os custos de produção diminuíram, porém aumentou o volume de reclamações de seus clientes em relação a qualidade dos produtos. Desta forma o RH resolveu implantar um plano de treinamento da mão-de-obra para classificação da nova matéria-prima. O plano de treinamento constitui-se em ponto neutro para a organização, visa a diminuir o problema de qualidade dos produtos, não gerando um diferencial competitivo, por isso é um ponto neutro ou a melhorar;
Na figura abaixo é demonstrado a quantidade de pessoas dispostas a consumir um determinado produto ou serviço após o seu desenvolvimento e lançamento no mercado.
Fonte: https://neigrando.files.wordpress.com/2013/01/atravessando-o-abismo.png O gerenciamento do ciclo de vida do produto tem relação direta com o ciclo de adoção de novos produtos pelos consumidores. Isto ocorre por que os investimentos em marketing, para a atração de clientes nas fases introdutórias do produto e/ou serviço são proporcionalmente maiores que os investimentos necessários aos produtos que estão no estágio de maturidade. Ou seja:
Tão logo um produto ou serviço é colocado no mercado, a organização costuma gastar valores bastantes altos para divulgar o produto, sendo que os clientes a consumirem o produto na fase inicial de introdução do produto no mercado, correspondem aos entusiastas e visionários, que são grupos relativamente pequenos de consumidores. O objetivo da organização é aumentar este volume de clientes.
Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.
<http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
Analisando que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Um dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado seria o dos pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
A empresa Beta S/A atende ao mercado na atualidade com 5 portfólios de produtos diferentes, voltados a diferentes segmentos de mercado. A matriz GE, representada na figura abaixo, dos portfólios da empresa. Antes tomar a decisão o Sr. José Carlos gerente de Marketing fez algumas analogias da Matriz GE em Relação a Matriz BCG e tirou a seguinte conclusão:
1098765432110987654321AltaMédiaBaixaAltaMédiaBaixaForças do Negócio - CompetitividadeABCDE
1 – A nova de linha de produtos lançadas no mercado, e portanto produto estrela da campanha publicitária atual, tem grande potencial e em breve veremos os resultados;
2 – Atualmente o portfólio de produtos da empresa apresenta dois produtos que podem ser considerados as molas propulsoras do faturamento da empresa (vacas leiteiras);
3 – Uma linha de produtos está em sua fase de declínio no ciclo de vida, devendo ser descontinuada em breve, trata-se de um cachorro velho em final de ciclo.
4 – Uma de nossas linhas de produto mais promissoras, que está no nascedouro, muito em breve irá virar uma estrela, muito rentável para o negócio.
O Sr. José Carlos está se referindo as linhas de produtos B, E, A, D, C;
Michael Porter em 1980 propôs um modelo de análise do ambiente transacional da organização visando estabelecer o posicionamento competitivo da organização frente a seus players de mercado. Uma das cinco forças que exercem influência sobre a rentabilidade média de um setor é a ameaça de entrada de novos concorrentes. Essa ameaça tende a ser mais significativa quando há muitos distribuidores escoando a produção do setor.
Os gestores Estratégico Eduardo e Mônica idealizaram um novo processo de aproveitamento de energia solar. Constatou-se porém que ela não representa uma oportunidade, porque produtos e tecnologias que visem economia e redução
...