TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégis

Exames: Administração Estratégis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 Introdução 3

2 Desenvolvimento 4

2.1 Primeiro Desafio: Administração Estratégica 4

2.2 Segundo Desafio: Administração De Sistemas De Informação 5

2.3 Terceiro Desafio: Gestão De Negócios 7

Conclusão 8

Referências 10

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é analisar, entender e interligar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios. E através dessa pesquisa resolver desafios relacionados ao comportamento dos consumidores, desenvolvimento de produtos, forma de utilização das ferramentas de diagnóstico organizacional, a importância dos Sistemas de Informação dentro das organizações, as aplicações das novas tecnologias como diferencial competitivo do mercado.

As propostas serão apresentadas em três etapas de forma detalha, buscando sempre apontar os conceitos, características, vantagens e desvantagens e suas aplicações dentro das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.” (Steve Jobs)

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

As empresas devem analisar e pesquisar as potencialidades e oportunidades do mercado, os objetivos são de identificar quais são os fatores socioeconômicos que exercem influência sobre a decisão dos consumidores, para conhecer as necessidades dos mesmos. Com a globalização e tantas mudanças tecnológicas dos dias de hoje, torna se necessário mudar a forma de administração das empresas começando pela expansão de novos horizontes por parte de seus gestores.

Wright, Kroll e Parnell (2001), acreditam que se torna cada vez mais necessário para as empresas tomarem consciência da importância da implantação do processo de administração estratégica em sua gestão. Tomando consciência do grande aumento da concorrência, e da influência do governo nas empresas, torna-se necessário a familiaridade com esse processo, pois o conjunto de ações administrativas possibilita aos gestores a integração da empresa ao seu ambiente e no seu desenvolvimento, possibilitando que as empresas atinjam seus objetivos e metas (CARMARGOS; DIAS, 2003).

A estratégia para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços tem como base garantir o sucesso da empresa. O processo de desenvolvimento de um produto deve levar em conta um possível fracasso, por isso mesmo, para uma empresa criar um produto, a empresa deve conhecer os seus potenciais consumidores, mercado e concorrentes. É necessário para as empresas o desenvolvimento ou aquisição de novas tecnologias para o desenvolvimento e posterior lançamento de novos produtos ou serviços, só assim é possível aumentar é manter a competitividade da mesma. Quando o consumidor toma a decisão de compra um produto ou serviço de determinada empresa significa que as estratégias foram alcançadas, por isso as variáveis relacionadas ao comportamento dos consumidores devem ser inteligentes, eficazes e direcionadas ao mercado-alvo de acordo com o conhecimento percebido na maneira de cada consumidor. É importante conhecer, analisar e pesquisar a influência no processo de compra dos consumidores e como eles agem, a fim de garantir a fidelização desses clientes.

Segundo Barney e Hesterly (2007) raramente sabe-se quando uma empresa está aplicando a estratégia certa, e se esta irá realmente gerar um vantagem competitiva. É preciso analisar com cautela as suposições para obter realmente tais vantagens e reduzir possíveis erros.

A matriz Swot é uma ferramenta de grande importância para as empresas, pois é através dessa matriz que é possível identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das organizações. Permite distinguir o ambiente interno ligado a forças e fraquezas e o ambiente externo que são as oportunidades e ameaças para as organizações. Através da elaboração dessa matriz permite aos gestores das empresas anteciparem às ameaças e às oportunidades, aperfeiçoando e reforçando suas fraquezas. A matriz Swot permite uma visão interna da empresa relativamente da sua concorrência e de uma visão externa do mercado e das suas possíveis evoluções. A identificação do ambiente interno e externo revela-se muito útil para estabelecer estratégias e definir prioridades, tal como para decidir qual a direção a ser tomada de forma a atingir o objetivo. Exemplo: As forças e as fraquezas são aquilo que a organização representa hoje, por outro lado as oportunidades e ameaças representam o futuro do mercado. Assim o objetivo da organização deve ser procurar o máximo proveito das suas forças perante as oportunidades emergentes no mercado em que estão inseridos, ou até mesmo em outros mercados, tendo sempre em mira potenciais ameaças como aparecimento de novos produtos e serviços de um novo concorrente.

2.2 SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A automação comercial nada mais é do que uma maneira de transformar tarefas manuais repetitivas em processos automáticos, realizados por uma máquina. Isto que dizer que, tarefas que são executadas por pessoas e passiveis de erro como digitação de preço dos produtos, quantidade de itens, uma simples anotação do peso de uma mercadoria ou até mesmo o preenchimento de um cheque que será executado com maior eficiência. A automação comercial também é utilizada para automatizar os processos comerciais como vendas, compras, cadastro de clientes, controle de estoque, entre outros tudo isso fazendo com que os processos manuais passem e ser mais mecanizados e rápidos.

As vantagens da automação comercial são bastante claras, pois o uso de processos mecânicos e computadorizados aumenta as taxas de eficiência o que resulta em registros de maior qualidade e menores taxas de erro, além de diminuir o tempo de execução das tarefas. Exemplo imagine como controlar o estoque de medicamentos de uma farmácia sem fazer uso de computadores, provavelmente seria necessário muito papel e tempo, e o resultado final ainda seria passível de erros maiores do que os de um sistema automatizado. Foram esses avanços da automação comercial que permitiram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com