Administração. Habilidades e Competências
Tese: Administração. Habilidades e Competências. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleciosb • 7/5/2013 • Tese • 897 Palavras (4 Páginas) • 423 Visualizações
Administração
Introdução
Falar de Ética Empresarial, ainda que oportuno e necessário, é geralmente confrontar-se com a estranheza do senso comum e a curiosidade das pessoas que desconhecem suas dimensões e possibilidades enquanto disciplina acadêmica e experiência.
Habilidades e Competências:
Competência: “Conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer determinada função.” (Magalhães et al, 1997).
“Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. (Fleury e Fleury, 2000)
Habilidades: associadas ao saber fazer, ação física ou mental que indica a capacidade adquirida.
Exemplos: identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar.
Habilidades estão ligadas ao:
• Saber - conhece
• Saber - fazer
• Saber - Conviver
• Saber - Ser
Compreendendo então que para exercer a profissão do administrador é necessário o desenvolvimento de algumas habilidades e competências, vamos agora verificar algumas habilidades que são imprescindíveis para o bom exercício da profissão.
Cabe salientar que somente o desenvolvimento destas habilidades não garantirá o sucesso profissional, por este motivo, no decorrer do curso você estará em constante processo de aprendizado e de desenvolvimento de habilidades e competências.
Vejamos algumas habilidades necessárias ao administrador.
Habilidades Interpessoais: Saiba que muitas pessoas são despedidas por deficiência de habilidades interpessoais, isto ocorre devido ao fato das pessoas não conseguirem trabalhar em grupo ou com indivíduos. Assim é necessário desenvolver habilidade de relacionamento.
Habilidade de Negociação: esta está relacionada à capacidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais.
Habilidades de comunicação: A habilidade de comunicação, não se resume a simplesmente falar bem. Para uma comunicação eficiente é necessário também saber ouvir. A habilidade de comunicação também exige a necessidade de saber lidar com documentos técnicos específicos.
Vejamos a seguir algumas dicas de como se comunicar bem.
1. Fazer contato visual. Os oradores julgam o interesse das pessoas por seus olhos.
2. Fazer acenos afirmativos com a cabeça e expressões faciais apropriadas. Ouvintes eficazes mostram interesse naquilo que está sendo dito.
3. Evitar ações ou gestos distraídos. Essas ações são rudes.
4. Fazer perguntas. Isso esclarece a mensagem do orador e mostra que o há interesse no que esta sendo apresentado.
5. Paráfrase. Significa reafirmar aquilo que o orador disse.
6. Evitar interromper o orador. Significa deixar o orador concluir antes de tentar responder.
7. Não falar demais. Pessoas que falam demais não conseguem ouvir efetivamente.
8. Fazer transições suaves entre os papéis de orador e de ouvinte. Isso promove a continuidade da conversa. (ROBBINS, 2000 adaptado).
Habilidade de lidar com desafios: o mundo contemporâneo exige constantemente que o ser humano seja flexível, assertivo, criativo, paciente e principalmente persistente diante dos obstáculos impostos diariamente.
Habilidade de Gestão: conhecer as organizações (com suas especificidades) e o ambiente que a cerca, sabendo assim planejar, organizar, liderar e avaliar.
Habilidades de lidar com conflitos: O conflito é algo que sempre existiu e que sempre existirá. A capacidade de lidar com ele irá determina as conseqüências que ele terá.
Quando não há conflito cria-se estagnação e quando os conflitos são demasiados criam-se rupturas.
Habilidades de Delegação
A habilidade de delegação é a atribuição de autoridade
...