Administração I
Monografias: Administração I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cinararodriguess • 13/12/2014 • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 1.082 Visualizações
fi01)Analise os papéis dos Administradores instituídos por Henri Mintzberg e contextualize se as organizações estudadas na Unidade I desenvolvem tais papéis.
Neste cenário novos papéis dos administradores foram identificados por estudiosos como Chester Barnard, Herbert Simon e Henry Mintzberg e hoje, mais do que nunca, estão em plena utilização. São papéis que evidenciam a comunicação, a informação, o respeito ao ser humano e ao que está ao seu redor, o envolvimento na tomada de decisão. É a Administração Participativa que envolve as pessoas no planejamento e ação, e estimula ao pensamento de forma estratégica e sistêmica.
Dez papéis que os gerentes desempenham,segundo Mintzberg
Empreendedor
Controlador de distúrbios
Administrador de recursos
Negociador
Papéis de decisão
Figura de Proa Monitor
Líder Disseminador
Ligação Porta-voz
PAPÉIS INTERPESSOAIS PAPÉIS DE INFORMAÇÃO
Papéis INTERPESSOAIS
1 – FIGURA DE PROA – O gerente age como um símbolo e representante (relações públicas) da públicas) organização.
2 – LÍDER – A liderança permeia todas as atividades do gerente, seja no trato com
gerente, funcionários, clientes, fornecedores e outras pessoas.
3 – LIGAÇÃO – Envolve a teia de relacionamentos que o gerente deve manter, tanto com seus pares manter, como sua equipe com outras, a fim de fazer o outras, intercâmbio de recursos e informações que lhe permitem trabalhar.
trabalhar.
Papéis de INFORMAÇÃO
1 – MONITOR – Envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade
de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a “rádio peão”.
2 – DISSEMINADOR – Disseminação da informação externa para dentro da organização,
organização, e da informação interna de um subordinado para outro.
3 – PORTA-VOZ – Envolve a transmissão da PORTA- informação de dentro para o meio ambiente da organização.
Papéis de DECISÃO
1 – EMPREENDEDOR – O gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças
controladas em sua organização.
2 – CONTROLADOR DE DISTÚRBIOS – Os distúrbios são as situações que estão parcialmente fora de controle gerencial (eventos imprevistos, crises, imprevistos, conflitos).
3 – ADMINISTRADOR DE RECURSOS – Esse papel está presente em qualquer decisão que o gerente tome.
4 – NEGOCIADOR – De vez em quando, a quando, organização envolve-se em negociações que envolve fogem da rotina, com outras organizações ou rotina,indivíduos.
02)Explique os modelos racional e comportamental na tomada de decisão. Cite exemplos.
A tomada de decisão é um processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade. Dependendo do contexto, o processo decisório é considerado difícil e uma vez feito poderá ocasionar em consequências positivas ou negativas.
A tomada de decisões está relacionada, muitas vezes, com os nossos valores e, também, com parte daquilo que conhecemos ou do que experimentamos. Sempre, o ser humano teve que decidir, ora por questões complexas, ora mais simples. E, conforme o contexto, dar a devida importância ou não para saber qual medida tomar.
Durante muito tempo, o processo decisório tem recebido definições de diversos autores e parte desses conceitos têm obedecido aspectos racionais, políticos, organizacionais, psicológicos e intuitivos. Na Escola Clássica ou Racional
...