Administração Interdiciplinar
Artigo: Administração Interdiciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sales1 • 3/4/2014 • 927 Palavras (4 Páginas) • 1.924 Visualizações
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) era caracterizada pela ênfase no processo de produção industrial e na engenharia das aeronaves em detrimento das demandas dos consumidores. Ela perdia muitos negócios por não ter o costume de analisar o mercado por meio de pesquisas e estudos de marketing antes de desenvolver novos modelos de aeronaves.
O processo de produção da Embraer caracterizado por ser de alta variedade e baixo volume, é um:
B-Processo de projeto
Justificativa
Uma das fases do processo de reestruturação da Embraer foi a mudança do seu sistema de operações. Houve alterações na mentalidade que guiava as fábricas, elevação da automação e uso intensivo de tecnologia de ponta.
Robles e Fischmann (2001), afirmam que a reestruturação da produção, levou as empresas, cada vez mais, a se concentrarem em sua competência essencial, mudando os critérios de se fazer dentro (integração vertical) e buscar fora, inicialmente com relação a peças e componentes; e, em seguida, nas questões de suprimentos. Os dois conceitos mencionados acima são, respectivamente:
A-Core competence e outsourcing
Justificativa
A reestruturação operacional da Embraer envolveu ainda a flexibilização e a automação das atividades industriais.
Um mecanismo que promove condições para a flexibilização e agilidade organizacional, permitindo a criação de ambientes propícios à gestão de projetos é o STAD que remonta a uma série de experiências realizadas na década de 40 no Reino Unido, por pesquisadores do Instituto Tavistock de Londres.
O STAD - Sistemas de Trabalho de Alto Desempenho, é uma modalidade gerencial que proporciona a implementação da gestão de projetos, dentre as alternativas abaixo qual a que apresenta as fases de um processo de projeto, segundo o sistema de trabalho de alto desempenho. Esta metodologia surge em meio a uma crescente necessidade de aumentar o desempenho dos trabalhadores e das organizações, ele consiste de uma integração entre as variáveis técnicas e sociais de uma organização, que devem agir de forma harmônica, a fim de se obter o melhor desempenho.
(Fonte: NADLER, D. Arquitetura Organizacional: a chave para a mudança empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1993
Portanto com vistas a alcançar alto desempenho, as organizações devem integrar e otimizar seus processos, informações, estrutura e pessoas. Entre os fatores críticos de sucesso dos STAD's, encontram-se:
I- Enfatizar o controle da tarefa;
II- Modelar a estrutura organizacional de acordo com os princípios de estrutura vertical;
III- Implementar o conceito de organização orientada pelos processos centrais do negócio;
IV- Alocar as pessoas em atividades abrangentes, gerando enriquecimento dos cargos;
V- Utilizar intensivamente a Tecnologia da Informação como apoio à autonomia das equipes.
D-Apenas III, IV e V estão corretas
Justificativa
A Natura ao desenvolver seus produtos, investiu em profissionais da mais alta qualidade no segmento, buscando também redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo ao mesmo tempo o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira, resultando cosméticos de alta qualidade, proporcionando aos seus consumidores prazer e bem-estar.
Pode-se afirmar que a Natura é uma empresa “verde”. Ser “verde”, desenvolver políticas de sustentabilidade que incluem projetos de responsabilidade socioambiental virou a nova lei de sobrevivência no mercado. E aquele que restringe o impacto de seu negócio aos resultados financeiros de cada fim de mês está fadado ao desaparecimento. Pelo menos, é o que sentenciam os analistas. “Se quiserem ter mercados futuros, as empresas precisam cuidar do presente. Quem não compreender isso desde já, ficará no meio do caminho”
Eis algumas afirmações:
I- Cumpre rigorosamente a legislação ambiental, prioriza políticas preventivas e possui área ou comitê responsável pelo meio ambiente.
II-
...