TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Tese: Administração Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

À G.•.D.•.G.•.A.•.D.•.U.•.

R.•.E.•.A.•.A.•.

Ven.•.M.•.

Ir.•.1º Vig.•.

Ir.•.2º Vig.•.

Meus IIr.•.

“ Gestão Pública ”

“ Gestão Pública ”

Trabalho no 1º grau da Maçonaria Simbólica

Este é um tema por certo bastante complexo a ser discutido, pois se diferencia em estratégias e meios de ação. Alguns dependem de ações conjuntas entre as partes envolvidas dos poderes, onde, cada qual tem a sua própria diretriz, que nem sempre condiz com os objetivos do outro ou nem sempre se alinham à mesma linha de comportamento e tomada de decisões, portanto vamos aqui abordar de forma genérica, naquilo que entendemos ser a espinha dorsal deste sistema que seria o Planejamento da Gestão Pública.

Uma gestão pública assim como qualquer outra estrutura de gestão, deve se, primeiramente esboçar um plano de ação antes de se desencadear atitudes concretas, de forma a se traçarmos mecanismos que ajudem um Gestor a superar obstáculos insolúveis ao ponto de fadar sua gestão ao seu fracasso total. Tal como um plantio, uma gestão deve ser bem elaborada e planejada logo ao ser assumida, de forma a nos familiarizarmos com seu contexto, tal qual um agrônomo faria com a terra antes de indicar a semente ideal a ser semeada.

Depois de estudado com atenção ao solo, e conhecermos suas fraquezas e seus pontos fértil, então poderemos definir o tipo e qualidade de semente a ser semeada bem como a forma de sua aplicação e gestão, além do seu tempo de retorno.

Podemos comparara a gestão pública a este processo num plantio de “ Bambú Chines ” que depois de plantada a semente, não se vê nada por aproximadamente uns cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante esses cinco longos anos, todo o crescimento desta planta é subterrâneo, invisível a olho nu, porém, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Assim como uma gestão pública que durante pelo menos os três primeiros anos, o gestor tem a responsabilidade sobre o que herdou de seu antecessor, e durante este período deve traçar uma linha de prioridades, onde a primeira ação deve ser de cunho interno, ou seja reestruturar sua equipe, definir pontos de confiança e lealdade para que ele possa exercer seu plano de ação com o mínimo de aceitação interna.

No caso do Bambuzal, somente ao final do quinto ano, o bambu chinês iniciará o seu crescimento até atingir a altura considerada padrão deste tipo de plantio.

Um escritor de nome Covey escreveu: " Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava..."

Esta referencia ao “ bambu chinês ” nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos e, especialmente no caso de gestões pública, que é um projeto onde se envolverá mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devendo o gestor esta familiarizado com esta cultura, tal qual estaria o agrônomo, com o plantio do bambu chinês e, sempre lembrar deste processo para não desistir facilmente diante das dificuldades que lhes surgirão.

Um bom gestor deve procurar cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida;.. A Persistência e a Paciência, pois só assim poderá alcançar todos os seus objetivos. Tal como o semeador do bambu chinês, um gestor deverá ter muita fibra para se chegar às realizações de fato e ao mesmo tempo muita flexibilidade, para se curvar ao chão, buscando as alianças necessárias e oportunas se assim for preciso e se assim atender as expectativas para o sucesso dos projetos a serem desenvolvidos e implantados.

Não é uma tarefa fácil de ser vencida nem tampouco de ser administrada, pois construir uma gestão alicerçada aos valores da justiça, ética, transparência e responsabilidade social, e com uma missão institucional a cumprir com soluções ágeis e eficazes dos conflitos decorrentes das relações de interesses diversos e, sobretudo com um planejamento estratégico de suma importância a este tipo de gestão que deve ir de encontro aos interesses popular sem que perca os apoios de base e desconfigure os poderes das autarquias dentro do contexto.... É Quase uma missão impossível.

Um gestor público, é aquele que irá gerir um órgãos públicos, e que de alguma forma; foi eleito, indicado e ou nomeado por alguém ou por algum mecanismo público a representar os interesses de um órgão, departamento e ou gabinetes jurisdicionado a autarquia governamental, porém sem vínculo ao poder como por exemplo o caso das universidades federais, que tem em seu reitor a figura de um gestor público, eleito pelo voto e não um profissional da área.

O cargo de gestor público faz com que a máquina pública seja profissional, por exemplo: O gestor público que administra as secretárias das prefeituras, tem como objetivo, garantir que haja uma pessoa que com conhecimentos do que está fazendo, tal como um engenheiro civil e ou administrador de empresas, e não alguém indicado pelo prefeito eleito, sem qualificações técnicas inerentes aos serviços desenvolvidos e, que saia do cargo a cada quatro anos. Ele além dos conhecimentos técnicos, este deverá trabalhar também as finanças e como um líder da máquina pública dar as diretrizes que a máquina pública deve seguir, sempre apoiado aos seguintes pilares: planejamento, transparência, controle e responsabilidade.

É comum se comentar que tal gestão não correspondeu às campanhas deste ou daquele candidato, durante seu processo de mandato, Todavia, voltamos a lembrar à questão do “Bambú Chinês” , que dentro do contexto da gestão pública, implica nas questões de tempo e verbas para cada projeto a ser desenvolvido e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com