Administração Pública
Artigos Científicos: Administração Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Saulo16 • 9/6/2014 • 565 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
1ª. Atividade Virtual – 2VA
Prezados alunos,
Esta é a primeira atividade virtual do segundo módulo da nossa disciplina A nota desta atividade será parte da nota total da 2VA.
Para realizar esta atividade, é necessária a da Unidade 4 do livro-texto Teorias da Administração II (pgs. 83-103), postado no ambiente da nossa disciplina.
Este capítulo trata das principais teorias administrativas contemporâneas, isto é, aquelas desenvolvidas nos últimos anos de existência da ciência administrativa.
Esta atividade é individual. As 4 questões deverão ser respondidas e postadas até as 23:55h do dia 06/06.
Lembre-se: temos um fórum aberto para discussões e dúvidas.
Abraços,
Nadir França
1) O desenvolvimento da ideia Administração Quantitativa se baseou na aplicação várias técnicas matemáticas e estatísticas para obter e gerir dados, com o intuito de resolver problemas organizacionais. Explique como organizações da Administração Pública podem também se beneficiar pelo uso de alguns desses conceitos e ferramentas para aprimorar as suas tomadas de decisão.
R- Analisar eventos com características parecidas e usar estatísticas de erros e acertos nas tomadas de decisões em outras oportunidades. A matemática como uma ciência exata, pode dar mais segurança ao analisar dados numéricos, não ficando apenas na teoria, o que poderia dar margem ao erro.
2) Segundo Likert “A administração nunca é igual em todas as organizações, podendo assumir feições diferentes dependendo das suas condições internas e externas (CHIAVENATO, 1987b)”. Com suas palavras, explique os perfis organizacionais como definidos por Likert e cite exemplos de situações ou organizações (reais ou hipotéticas) desses perfis.
R- O modelo desenvolvido por Likert e ainda hoje divulgada e utilizada. Divide os estilos de liderança em 4 tipos; autoritário coercivo, que e o que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. Autoritário benevolente, mais condescendente e menos rígido, já existe consulta e delegação e a par das ameaças, existem também recompensa. Consultativo e mais participativo e menos arbitrário organizacionalmente, objetivos e tarefas são discutidos previamente, comunicação de baixo para cima, e existe encorajamento do grupo de trabalho. Participativo é democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões.
3) Considerando as organizações como sistemas abertos (conforme figura abaixo) dê exemplos dos componentes básicos ou parâmetros (entrada de insumos, processamento e saída) de uma organização ou departamento público.
Figura: A organização vista como um sistema aberto
Fonte: Adaptada de Dubrin (1998); Montana e Charnov (1998)
R- São componentes básicos a uma organização ou departamento publico: definir a missão da organização, estabelecer objetivos, identificar as alternativas, formular
...