Administração Pública
Trabalho Escolar: Administração Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcoscuiaba • 10/9/2014 • 826 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
EXERCÍCIOS
1 – Conceito de Administração Pública:
É o planejamento, organização, direção e controle dos serviços públicos, segundo as normas do direito e da moral, visando ao bem comum.
2 – A Administração Pública Federal é composta pelos três poderes:
Legislativo, Executivo e Judiciário.
3 – O poder executivo composto pela:
Administração direta e indireta
4 – A administração direta é constituída por:
Pelos Ministérios Regulares e Extraordinários e são dotados de: Secretarias Executivas, Consultorias Jurídicas (que são os órgãos da Advocacia Geral da União), Secretaria de controle interno (CISET) Secretarias específicas, Departamentos, Coordenações e divisões;
5 – O que é Administração Indireta:
É conjunto de entidades personalizadas, vinculadas normalmente a um órgão da Administração Direta (Ministério ou Secretaria); exemplos: Autarquias, Fundações Públicas, empresas Públicas e sociedade de economia mista.
6 – Quais são os princípios da Administração Pública?
Princípio da legalidade – Significa que os atos dos servidores públicos, no exercício das suas funções, devem ser realizados em conformidade com a lei;
Princípio da Moralidade – Está relacionado aos princípios ético-filosóficos que regem as democracias modernas e que se aplicam seja de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, seja em referência às ações de grupos ou pessoas determinadas: a justiça, a equidade e a probidade.
Princípio da impessoalidade – É a característica que torna as ações dos servidores públicos independente de qualquer particularidade.
Princípio da publicidade – É o caráter do que é feito em público e em nome público: implica a visibilidade e transparência das decisões e ações e a responsabilidade pública pelos atos praticados.
Princípio da eficiência – Significa que os atos da administração pública devem ser desempenhados visando a melhor relação de custo/benefício na gestão dos recursos públicos.
7 – Quais são os modelos de administração pública:
Patrimonialista; Burocrática e Gerencial.
8 – Administração Pública Patrimonialista.
O patrimônio do Estado pertencia ao soberano ou a sua dinastia.
9 – Administração Pública Burocrática.
É para auxiliar na administração das grandes organizações, empresas, profissionalizando-as e separando a propriedade familiar da administração, e para proteger o Estado do patrimonialismo e para dotar maior capacidade gerencial no intuito de conduzir melhor os novos negócios e atividades.
10 – Administração Pública Gerencial ou pós burocrática.
É para tornar os administradores ou gestores públicos mais autônomos e mais responsáveis e caracterizados pelos seguintes aspectos;
• Estratégia voltada para a definição precisa dos objetivos;
• Garantia de autonomia do administrador na gestão de pessoas, recursos materiais e financeiros;
• Ênfase no controle de resultados;
As principais inovações do modelo gerencial são: Descentralização, a horizontalização dos organogramas e a flexibilização, visando tornar a Administração Pública mais leve. ágil, acessível e permeável às necessidades da sociedade civil. E do mercado.
11 – Quais são princípios da nova Gestão Pública?
• Focalização da ação do Estado no cidadão;
• Reorientação dos mecanismos de controle por resultados;
• Flexibilidade administrativa;
• Controle social; e
• Valorização do servidor.
12 – Quais são os setores do Aparelho
...