Administração Pública Unisul
Ensaios: Administração Pública Unisul. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fantoura • 11/10/2013 • 901 Palavras (4 Páginas) • 336 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Administração (EAD)
Professora:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção o enunciado e responda as questões:
1. O que é o Estado democrático de Direito, quais seus fundamentos básicos e como seus princípios se efetiva na Administração Pública entendida em várias esferas de ação (educação, saúde, segurança, etc..)? (3,0 pontos).
R: Estado Democrático de Direito: Estado de direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual cada um é submetido ao respeito do direito, do simples indivíduo até a potência pública. O Estado de direito é assim ligado ao respeito da hierarquia das normas, da separação dos poderes e dos direitos fundamentais. Em outras palavras, o Estado de Direito é aquele no qual os mandatários políticos (na democracia: os eleitos) são submissos às leis promulgadas. A teoria da separação dos poderes de Montesquieu, na qual se baseiam a maioria dos Estados ocidentais modernos, afirma a distinção dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e suas limitações mútuas. Por exemplo, em uma democracia parlamentar, o legislativo (Parlamento) limita o poder do executivo (Governo): este não está livre para agir à vontade e deve constantemente garantir o apoio do Parlamento, que é a expressão da vontade do povo. Da mesma forma, o poder judiciário permite fazer contrapeso a certas decisões governamentais.
Fundamentos básicos: desse modelo de Estado reorganizaram as funções e as Competências do Estado sob o pretexto de que o Estado agora não iria intervir de forma única na economia; ele deveria intervir, contudo, de forma democrática, respeitando os direitos individuais e procurando uma interação entre o coletivo e o privado, na busca pelo bem da população.
Saúde : O direito à saúde é entendido como um direito social, assim como um direito fundamental, pois tem a ver com o direito à vida e à dignidade humana, tanto que é tratado como um direito “fundamentalíssimo”.
Educação: Direito à educação: o art. 205 combinado com o art. 6º da Constituição Federal de 1988, contém uma declaração fundamental, que eleva a educação ao nível dos direitos fundamentais do homem; aí se afirma que a educação é direito de todos, realçando-lhe o valor jurídico, com a cláusula a educação é dever do Estado.
Segurança : a política de segurança pública adotada no Brasil contemporâneo, inicialmente, apresenta reflexões sobre o papel do Estado no sentido de garantir a segurança pública enquanto direito fundamental do cidadão.
2. Explique o que é Estado representativo e dê exemplos para ilustrar? (2,0 pontos)
R: Estado representativo: É um modelo de governo onde quem exerce o poder é um representante legítimo do povo, com a missão de representá-los, tendo como metodologia a visão de que as partes devem ser valorizadas, que os indivíduos devem ter seus direitos e interesses respeitados.
Ex:
Estados Unidos da América, Brasil, Argentina, são repúblicas presidencialistas; Canadá, Dinamarca, são monarquias parlamentaristas, todos são exemplos de países cujo seus representantes
...