Administração Técnica
Seminário: Administração Técnica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilicaoliveira • 19/3/2014 • Seminário • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 154 Visualizações
Técnico em Administração
Competências e situações de aprendizagem:
Estabelecer as estratégias de suprimentos e de distribuição mais adequadas com base na orientação estratégica da empresa, na relação custo/benefício e na garantia de qualidade do recebimento e do fornecimento de bens e serviços.
Conceito de logística
Diferentes autores atribuem diferentes origens à palavra logística. Alguns afirmam que ela vem do verbo francês loger (acomodar, alojar) e que sua derivação gerou a palavra francesa logistique.
Historicamente o termo logística tem sua origem no meio militar, estando relacionado à atividade de abastecimento de tropas. Ele define o movimento de homens, máquinas e suprimentos durante a guerra. Análises históricas demonstram também que guerras foram ganhas ou perdidas em decorrência da eficiência ou não do sistema logístico.
O conceito de logística está em constante evolução, acompanhando as evoluções das organizações. Assim sendo, podemos definir a logística através de vários autores e várias maneiras:
Ronald H. Ballou: A Logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
Martin Christopher: A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.
Council of Logistics Management: A Logística é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e eficaz em termos de custos dos bens, serviços e informações relacionadas, desde a origem até o consumidor, com o objetivo de atender às exigências dos consumidores.
Diversos autores concordam que logística existe para tornar produtos e serviços disponíveis ao cliente, no momento em que ele deseja e na quantidade que ele necessita, pelo menor custo possível.
A logística pode ser vista como uma arte de dirigir os fluxos de materiais e produtos, e o gerenciamento destes fluxos deve ocorrer desde o fornecedor até o cliente final.
Na verdade, podemos entender um sistema logístico como vários fluxos:
• Fluxo de materiais: inclui desde a aquisição de matérias-primas até o fornecimento dos produtos acabados aos clientes finais.
• Fluxo de informações: inclui todas as informações pertinentes, desde a compra junto aos fornecedores até a entrega do produto ao cliente. O fluxo das informações geralmente ocorre nos dois sentidos, ou seja, do fornecedor ao cliente e do cliente ao fornecedor.
• Fluxo financeiro (de dinheiro): geralmente ocorre no sentido inverso do fluxo de materiais, pois é o processo de pagamento do cliente ao fornecedor.
A figura a seguir mostra a direção dos fluxos logísticos desde o fornecedor até o consumidor, passando pela indústria e por alguns elementos da logística, como o distribuidor e o varejista.
A logística cumpre uma missão própria e importante na empresa. O planejamento da logística deve ter o propósito, através de suas atividades, de alcançar com qualidade e menor custo níveis de serviço desejados pelo cliente. A preocupação com a qualidade dos serviços prestados aos clientes está presente em todas as proposições de objetivos da logística.
A logística é responsável pela movimentação de materiais e produtos através da utilização de equipamentos, mão-de-obra e instalações, de tal forma que o consumidor tenha acesso ao produto no momento adequado e com o menor custo que convenha.
É importante salientar que todos esses conceitos não refletem a grandeza que a logística assumiu nesses últimos anos. Devemos imaginar que a logística funciona como uma conexão que une a parte fabril (interna da empresa) com as duas pontas: fornecedores e clientes. Esta conexão estabelece alianças e parcerias, integrando estrategicamente a oferta e procura dos bens e serviços, em todos os níveis de atividades: estratégicas, operacionais e táticas da empresa.
Atividades envolvidas
A logística é dividida em dois tipos de atividades - as principais e as secundárias:
• Primárias: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos. São consideradas atividades primárias porque ou contribuem com a maior parte do custo total da logística ou são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.
• Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Programação da produção e Sistema de informação.
Logística de Suprimentos é o conjunto de atividades com o objetivo de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da empresa:
No tempo certo;
Na quantidade necessária;
Na qualidade requerida;
No melhor preço de aquisição.
Objetivos da Logística de Suprimentos:
• Estabelecer um fluxo contínuo de suprimentos;
• Adquirir material de boa qualidade, ao menor preço possível, na quantidade desejável e no tempo certo;
• Manter um bom relacionamento comercial com os fornecedores;
• Desenvolver novas fontes de fornecimento;
• Elaborar e manter atualizado o cadastro de fornecedores.
Procedimento de Compra:
• Identifica-se a necessidade de aquisição: o interessado envia solicitação de compra ao Departamento de Compras;
• O Departamento de Compras pesquisa o mercado fornecedor (realizando cotações): informa aos fornecedores as especificações requeridas, quantidades, prazos, condições de fornecimento, etc.;
• Efetivação
...