Adminstração
Tese: Adminstração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weber • 4/3/2013 • Tese • 2.131 Palavras (9 Páginas) • 448 Visualizações
Veja o futuro antes dos outros X O desafio do administrador do futuro
Dois textos extremamente interessantes com os olhos no futuro. Vou citar 3 frases que me chamaram a atenção nos dois textos:
“Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessitava aprender” Charles Dickens
“Existe na vida algo pior que o fracasso: não haver tentado nada.” Franklin Delano
“Quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão.
Acredito que o empreendedores do século XXI moderno, seguira exatamente o que essas 3 frases dizem, vejo por esse ponto porque não só eles, mas NOS somos os empreendedores do século XXI e do futuro.
Em meio as novas ondas da tecnologia, da ciência, de todos os conhecimentos cresendo, evoluindo cada vez mais, nos seres humanos também não ficaríamos para trás, estamos cada vez mais preocupados em estudar, não so a parte
Preocupados cada vez mais com a qualidade de vida, trabalhamos pensando em colher o fruto, e não só em sustentar a nossa família e ganhar o “pão de cada dia” como nossos avos no passaado e ate quem sabe nossos pais.
No mundo dos negócios e na vida pessoal, só sobrevive quem estiver preparado para o que der e vier. Olhar para frente e construir cenários de longo prazo é uma atitude fundamental para empreendedores. Não se trata de usar bola de cristal e de fazer previsões esotéricas. Aqui se fala da necessidade de atitudes empreendedoras na visualização de cenários futuros que permitam refletir, analisar e decidir sobre qual caminho seguir. De atitudes prospectivas que precisam ser incorporadas e exercitadas de forma disciplinada na cultura empresarial.
Antecipar tendências, visualizar oportunidades e ameaças são ações fundamentais para as decisões que precisam ser tomadas agora. Se os cenários forem adequadamente prospectados, a empresa terá mais chances de se preparar para eles e, principalmente, para lucrar com as mudanças. A visão empreendedora de longo prazo sempre leva uma empresa a apostar em tendências e a assumir riscos. Esse procedimento futurista precisa fazer parte da estratégia competitiva de qualquer negócio. Prospectar o futuro é, antes de tudo, uma questão de sobrevivência.
1. Qual é o objetivo de negócio que pretende montar?
2. Do que trata o produto ou o serviço que pretende oferecer?
3. Você identificou um nicho (proporção delimitada do mercado) para o seu negócio?
4. Qual é o crescimento previsto para os próximos anos do mercado e do segmento em que pretende atuar?
5. Você conhece mesmo seus clientes?
6. Quais serão seus principais concorrentes e fornecedores?
7. Quais motivos levariam as pessoas a adquirirem seu produto ou seu serviço em vez do oferecido pelos concorrentes?
8. Quais os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço frente aos dos concorrentes?
9.Qual será a estratégia de preços da empresa? Qual seu posicionamento frente aos concorrentes?
10. A empresa estará localizada onde?
11.Qual será a estratégia de promoção da empresa?
12. Qual será a estratégia de distribuição da empresa? Diretamente ao consumidor ou através de intermediários?
13. Em qual setor de atividade seu negócio se enquadrará? Empreendedor individual, microempresa ou empresa de pequeno porte, de médio ou de grande porte?
Elaborando um Plano de Negócios 0
abr10
O plano de negócios tem uma importância fundamental para quem vai iniciar um projeto de montar sua própria empresa, pelo seu caráter de planejamento, pelo seu objetivo e pela sua utilidade
O plano de negócios tem uma importância fundamental para quem vai iniciar um projeto de montar sua própria empresa, pelo seu caráter de planejamento, pelo seu objetivo e pela sua utilidade. “É como se você quisesse fazer uma longa viagem de carro por vários estados do país: você precisa de um roteiro, de um mapa de detalhado, e de um cronograma para guiá-lo nessa jornada. Como todo negócio tem riscos, a viagem é bem mais longa, além de estar sujeita a problemas de travessia, chuvas e tempestades. O plano de negócios ajuda a enfrentá-los e a direcionar melhor os seus esforços”.
Antes mesmo de elaborar um plano de negócios, é interessante verificar o conhecimento que se tem sobre o empreendimento que se pretende montar. Perseverança e determinação são características fundamentais para a busca de informações, e o empreendedor iniciante não deve desistir no meio do caminho.
Vamos ao checklist inicial com 13 perguntas?
1. Qual é o objetivo de negócio que pretende montar?
Se o negócio vai atender as necessidades e desejos dos clientes, em um mercado de massa ou específico. Defina claramente a segmentação de mercado, conhecendo as principais bases de segmentação: demográfica, geográfica, comportamental e psicográfica. É um setor em expansão de crescimento, da construção civil, material de construção ou é um setor em declínio, como é segmento de vídeo locadora. Todo negócio existe para atender às necessidades e as conveniências dos clientes. De nada adiantaria oferecer produtos e serviços considerados “perfeitos” se não satisfizessem as aspirações dos clientes.
2. Do que trata o produto ou o serviço que pretende oferecer?
Você deve ter uma afinidade pelo ramo de negócio, conhecer todo o processo de fabricação do produto, conhecer as características e benefícios de seu produto ou serviços que serão ofertados ao mercado-alvo. O ciclo de vida do produto passa pr quatro estágios clássicos: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Verifique o estágio em que se encontra o produto ou serviço, implementando estratégias de marketing adequadas para cada fase do ciclo de vida. Fique atento, pois o ciclo de vida da cada produto ou serviço tem duração variada, com por exemplo, artigos de moda e produtos eletrônicos, informática, possuem ciclos de vida curtos, enquanto que automóveis, podem ficar um bom tempo no estágio da maturidade.
3. Você identificou um
...