Adminstração Da Produção
Trabalho Universitário: Adminstração Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Feasantos • 10/10/2013 • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
Etapa 2
Aula-tema: Localização de Empresas. O Produto.
Esta atividade é importante para que você complemente seus estudos a respeito das localizações de empresas e seus produtos. O propósito desta etapa é abordar os principais conceitos de consórcio modular, bem como os produtos envolvidos no processo. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Consórcio Modular:
Investidores que trabalham em parceria. Além da capacidade técnica comprovada deverão aturar individualmente em suas áreas de especialidades, garantindo o cumprimento integral dos prazos e especificações. Cada parceiro será responsável por todos os custos direta e indiretamente envolvidos em sua área de atuação, sendo os trabalhos obtidos, rateados proporcionalmente a participação de cada um.
Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído por lucro pós venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados num modelo de alta competitividade.
O Consócio Modular pode ser definido também como uma estratégia única construída em termos de conceitos logísticos que procuram utilizar de forma eficiente e criativa as ferramentas, os processos e soluções conhecidas na pratica para criar um novo conceito de produção, no qual fornecedores são partes do processo de produção.
Portanto, Consócio Modular é uma parceria estratégia e acordo de cooperação entre diferentes organizações, para trabalharem juntas na produção e distribuição de produtos.
Consórcio Modular: Volkswagen Resende
A indústria automobilística sempre foi considerada como inovadora dos padrões de produção em todo o mundo, responsável pelas principais mudanças na forma de organizar a produção e o trabalho e tem sido objeto de estudo de diversos na Administração e Engenharia de Produção. A crescente competitividade obrigou as empresas a buscar novas formas para permanecer no mercado. Baixar custos, agregar valores aos produtos, inovar processos e gestão estão entre as muitas iniciativas tomadas. Entre as inovações nos sistemas produtivos na busca de maior competitividade pela redução de custos uma estratégia utilizada está o Consórcio Modular da Volkswagen Caminhões Resende.
O Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. Se a experiência continuar se mostrando bem sucedida, pode - se afirmar que no futuro se torne um novo paradigma do modelo de organização da produção e da organização do trabalho em diversos setores da economia mundial.
Dois acontecimentos deram um salto na economia brasileira: a abertura econômica e o surgimento do Mercosul, o que ocasionou um grande crescimento da indústria brasileira, com o estabelecimento de diversas montadoras no país e maiores investimentos das montadoras já instaladas, tornando o setor automobilístico brasileiro um dos mais competitivos do mundo.
A abertura econômica provocou também, uma total reformulação das empresas de autopeças. A grande parte das empresas eram empresas familiares e de pequeno e médio porte, e devido ao atraso tecnológico e condições financeiras, não foram capazes de realizar investimentos em tecnologia, necessários às novas exigências do mercado.
Pode - se apresentar como a principal inovação ocorrida, o surgimento da Estrutura Modular. Nesta nova forma de gestão da cadeia produtiva, o sentido de Parceira significa um forte elo de associação entre as montadoras e seus fornecedores. Todos são responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum.
Com a necessidade de garantir maiores ganhos de produtividade como vantagem competitiva. As montadoras buscavam simplificar a cadeia produtiva com a diminuição do número de fornecedores, com o estabelecimento do outsourcing, definindo-se um novo conjunto de necessidades a serem atendidas pelos fornecedores, estes são chamados a participar no projeto e desenvolvimento do produto e a fornecer sistemas e módulos completos. Estas empresas deverão ser capazes de realizar projetos, montar sistemas, realizar a montagem do produto final e gerir a sua própria cadeia de fornecedores.
Com a organização modular, o foco passa a ser em outras atividades como Projeto do produto, qualidade, distribuição e marketing. E o foco na produção passa a ser de responsabilidade dos fornecedores.
O objetivo desta mudança é permitir a redução de custos e tempos de produção, aumentado consideravelmente a competitividade dos produtos, além da divisão dos investimentos, custos e riscos entre os consorciados e a empresa líder.
Considera-se que o surgimento do primeiro Consórcio Modular, deu-se na indústria automobilística brasileira na fábrica da Volkswagen em Resende, no Rio de Janeiro, 1994. A empresa vem mudando o seu foco, que antes era o volume de participação no mercado para o foco da qualidade de seus produtos, produtividade e lucratividade de suas plantas industriais. Porém o desafio da Volkswagen não era apenas construir fisicamente uma nova planta e redesenhar a cadeia de suprimentos, mas também recuperar, renovar ou estabelecer relações com os fornecedores de peças e componentes para caminhões e ônibus.
. A fábrica de Resende é de propriedade da Volkswagen, e para a realização do projeto e construção da planta foi formada uma comissão composta pela própria Volkswagen e os modulistas. A planta foi dividida em 7 módulos, cada um sob responsabilidade de um ou mais parceiros.
Uma questão determinante para escolha da fábrica de caminhões de Resende como projeto piloto para implantação do Consórcio Modular foi o fato de que
...