Agenda para o século XXI. O Caminho da Sustentabilidade
Trabalho acadêmico: Agenda para o século XXI. O Caminho da Sustentabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: zanonni • 19/9/2014 • Trabalho acadêmico • 909 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES DE AUTODESENVOLVIMENTO - AVA
TEMA 3 : O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Relatório apresentado à Faculdade de Valinhos, como exigência da disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
Tutora: Silvia Alves Cavalcanti
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
DESAFIO
1 ETAPA 1
1.1 Aula- tema 3: O Caminho da Sustentabilidade.
1.1.2 PASSO 1 - Assistir o Vídeo: Rio + 20 : Desafio da Sustentabilidade , Ler o material : Seção e Responsabilidade Socioambiental.
1.1.3 PASSO 2 - Elaboração/ Reflexão/ Dissertação – Ações que expressem a agenda 21 pessoal.
1.1.4 PASSO 3 - Relatório .
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
RESUMO
A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, também corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.
Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões: Socioeconômica.
Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento. Fortalecimento do papel dos grupos principais. Meios de execução.
A implementação da Agenda 21 pressupõe a tomada de consciência por todos os indivíduos sobre o papel ambiental, econômico, social e político que desempenham em sua comunidade e exige, portanto a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro. Essa forma de ação, em que a sociedade compartilha com o governo as responsabilidades pelas decisões, permite uma maior agregação em torno do projeto de desenvolvimento, aumentando suas chances de implementação.Pode ser elaborada tendo como base as ações individuais, e algumas pessoas têm desenvolvido ou elaborado Agendas 21 tendo como foco suas próprias relações com o ambiente no qual estão inseridas.Dessa forma, sua atividade será elaborar uma Agenda 21 pessoal partindo de suas relações com o ambiente onde você vive, levando em consideração o chamado tripé da sustentabilidade, ou seja, três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.
INTRODUÇÃO
O Documento Agenda 21, foi criado como Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, tendo por base o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo contribuído para a sua elaboração instituições governamentais e da sociedade civil de 179 países, os quais a aprovaram na citada conferência.
Foi resultado do esforço de milhares de pessoas que entre 1972 e 1992 trabalharam e elaboraram muitos relatórios. Entre eles o mais importante foi o “O Nosso Futuro Comum elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (comissão Brundthand), que definiu o que é desenvolvimento sustentável.
A Agenda 21 é um abrangente plano de ação a ser implementado por todos os governos. É composta por 40 capítulos, 115 programas e aproximadamente 2.500 ações.
Trata-se de um programa de ações previstas para o século 21 visando promover o desenvolvimento sustentável em escala planetária, tentando conciliar desenvolvimento com preservação ambiental.
Sem dúvida é o mais completo e importante documento redigido pela humanidade, pois criou uma nova forma de desenvolvimento, abrangendo e disciplinando todos os setores ou atividades humanas no sentido de se desenvolver uma sociedade mais condizente com a manutenção da qualidade de vida global.
1 ETAPA 1
1.1 Aula- tema
...