Alfabetização
Artigo: Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ELISDF • 7/12/2014 • Artigo • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 188 Visualizações
Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida com um estudo ou reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. (Valls, 1986)
A ética é interessante e busca interesses de todos, principalmente no campo da filosofia, porque se destina diretamente ao nosso cotidiano.
A problemática da ética, sempre foi à determinação do que é certo ou errado, bom ou mau, permitido ou proibido, conforme a sociedade aonde é inserida. Cada cultura com suas regras e assim cada cultura com valores e conceitos que cada leva consegue e será que não isso que há muita divergência entre todos, quando saímos e nos deparamos com opiniões diversificadas de todos inseridos na mesma sociedade.
Todos nós podemos agir de diversas maneiras, mas deve sempre estar consciente de que deve agir eticamente. Há situações aonde devemos decidir o que fazer, e decidir como proceder em determinadas situações nos deparamos no que diz respeito no que é correto, bem como avaliar os atos realizados em uma visão de autocorreção se está sendo certo ou errado, se está agindo de forma coerente e ética mente com os demais envolvidos.
O ponto de vista de cada cidadão vária com as circunstâncias determinadas de cada cultura com sua história e as consequências que se resultaram.
A ética possui várias dimensões aonde se se caracterizam em básico, prescritivo e reflexivo. No sentido básico é definido nos costumes e práticas de forma implícito e informal, que englobam a sociedade em sua maneira correta e adequada sobre o comportamento referente a essa sociedade. No sentido prescritivo se se caracteriza em estabelecer e justificar valores e deveres como, por exemplo: códigos de ética.
No sentido reflexivo, se caracteriza em discutir, refletir, examinar, analisar e verificar o fundamento das práticas realizadas por cada sociedade.
A partir do surgimento das sociedades complexas, com a diversidade de conceitos, práticas, crenças, valores e hábitos nos faz refletir como vivemos e assim notar que a crise de convivência tem fundamentos históricos.
Em nossa vida concreta, e nossa prática cotidiana nos faz relembra a todo o momento como é fundamental e necessária a prática da ética em todos os âmbitos na nossa sociedade.
Quando nos deparamos com dilemas e situações de conflitos, e assim devemos decidir o que fazer, sabe com certeza que não é fácil, se agirmos por impulsos, podemos originar situações que podem ocasionar mais conflitos ou até discussões que são intermináveis, mas sabemos também que ser críticos e analisar todas as situações também nos faz ser éticos.
Somos livres para agir, mas com regras, somos livres para poder agir conforme as situações que nos encaram de forma sucinta.
Quando nos deparamos nestas situações de conflitos entre as diversidades nos conscientizamos que a sociedade necessita e sim de forma cotidiana e frequente do uso da ética em nossas vidas. Condutas, e costumes devem ter um sentido amplo para que todos sejam beneficiados e assim caminhar juntos democraticamente para a busca de novas conquistas generalizadas para todos os envolvidos.Cada cidadão de nosso país por grande parte por necessidades que surgem no decorrer da vida de cada um procuram possibilidades para que as limitações que possuem não sejam sempre problemas na hora de se destacar em uma entrevista de emprego ou na vida social. Muitas pessoas passam por várias situações, as mais diversas possíveis e na sua grande maioria buscam sim ir atrás de novas conquistas e obter a tão esperada possibilidade de se destacar ou ser reconhecido. Mas dentro deste contexto devemos colocar uma pergunta: Será que todos os caminhos são certos ou será que no dia a dia
...