Algoritimos
Resenha: Algoritimos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafael1986 • 16/9/2014 • Resenha • 3.305 Palavras (14 Páginas) • 263 Visualizações
Desafio
Foi elaborado o programa proposto pelo ATPS de algoritmo no dia 03/05/2013 um software auxiliar do corte das bobinas Jumbo. O programa calcula a largura vezes a altura vezes peso linear para obter o peso final da bobina.
O código do software abaixo:
#include
#include
#include
#include
intmain()
{
printf("\n");
floatpesoteorico,peso_linear,;
intquant,largura,comprimento;{
printf("\n\n");
printf(" - INFORME A LARGURA DO MATERIAL:\n");
scanf("%d",&largura);
printf("\n");
printf(" - INFORME O DIAMETRO DO MATERIAL:\n");
scanf("%d",&comprimento);
}
printf("\n");
printf(" - INFORME O PESO POR METRO LINEAR:\n");
scanf("%f",&pesoteorico);
printf("\n");
peso_linear=largura*(comprimento/comprimento)*pesoteorico;
printf(" - O TOTAL DO MATERIAL EM [KG] E: %.3f\n\n",peso_linear);
while((largura>0)||(comprimento>0)||(pesoteorico>0)){
printf(" - INFORME A LARGURA DO MATERIAL:\n");
scanf("%d",&largura);
printf("\n");
printf(" - INFORME O DIAMETRO DO MATERIAL:\n");
scanf("%d",&comprimento);
printf("\n");
printf(" - INFORME O PESO POR METRO LINEAR:\n");
scanf("%f",&pesoteorico);
}
printf("\n");
peso_linear=largura*(comprimento/comprimento)*pesoteorico;
printf(" - O TOTAL DO MATERIAL EM [KG] E: %.3f\n\n",peso_linear);
getch(); }
ETAPA 1
1.2.1 ALGORÍTIMOS
Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador [3], e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações oulógica) até que a tarefa seja completada
Quando os procedimentos de um algoritmo envolvem o processamento de dados, a informação é lida de uma fonte de entrada, processada e retornada sob novo valor após processamento, o que geralmente é realizado com o auxílio de uma ou mais estrutura de dados.
1.2.2 PSOUDOLINGUAGEM
Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos.
PSEUDOLINGUAGEM é uma linguagem de programação simplificada,
É usada para escrever algoritmos, sem se preocupar com todos os detalhes de uma linguagem de programação real.
Na definição de uma linguagem, precisamos fixar: Sua sintaxe: como escrever os comandos e seus componentes (tipos, variáveis, etc.). Sua semântica: o significado de cada comando e conceito.
Tipos
• Constantes e Variáveis
• Comando de declaração
• Comando de atribuição
• Comandos de entrada e de saída
• Bloco de execução sequencial.
Comandos de entrada permitem que dados sejam inseridos no algoritmo. Sua sintaxe é:
leia ();
leia (a,b,nome);
leia (nota,num);
leia (rg);
Exemplos:
Escreva um algoritmo para somar dois números quaisquer
1. Leia o número X
2. Leia o número Y
3. Some X e Y
4. Mostre o resultado da soma
Entrada Processamento Saída
Número X
Número Y Somar X e Y Resultado da soma
BLOCO DE EXECUÇÃO SEQUENCIAL: exercício
Assim, o algoritmo de SOMA, escrito empseudocódigo ficaria:
Algoritmo Soma
início
inteiro: x,y,soma;
leia (x, y);
soma ¬ x + y;
escreva (soma);
fim algoritmo1.2.3 ESTRUTURA DE UM PROGRAMA
Exemplo:
Fluxograma,define bem uma estrutura de um programa. O estado em vermelho indica a entrada do algoritmo enquanto os estados em verde indicam as possíveis saídas.
1.2.4 OPRERADORES ARITMÉTICOS, LOGICOS E RELACIONAIS
Operador lógico, assim como um operador aritmético, é uma classe de operação sobre variáveis ou elementos pré-definidos
Definição:
AND, NAND, OR, XOR e NOT são os principais operadores lógicos, base para a construção de sistemas digitais e da Lógica proposicional. Os operadores AND, NAND, OR e XOR são operadores binários, ou seja, necessitam de dois elementos, enquanto o NOT é unário. Na computação, esses
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