Allahu Akbar
Por: Papaco Los Invasores Hue Perdeu • 22/10/2015 • Tese • 279 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Os séculos XVI e XVII assistem a grandes alterações técnicas e econômicas na metalurgia. O aumento da altura do forno e da relação carvão/minério dá origem ao alto-forno e à possibilidade de se obter ferro fundido, material que virá revolucionar a indústria de canhões da época ao substituir os canhões de bronze, por custo menor. O alto-forno atendia quase que exclusivamente a indústria bélica no período, e sua exigência técnica de operação contínua transformaram a dimensão dos empreendimentos.
Assim, na Inglaterra esses novos empreendimentos têm dois tipos de origem econômica: na metalurgia extrativa, que envolvia grandes somas para a instalação de empresa, houve forte participação do Estado e da aristocracia, enquanto na metalurgia de transformação houve tanto investimento de capitais mercantis como evolução de certos artesãos e empresários.
A siderurgia norte européia do século XVIII, particularmente a inglesa, sofre duas grandes limitações: o crescimento do consumo de ferro e aço utilizava quantidades absurdas de carvão vegetal a ponto de devastar quase todas as florestas do país; por outro lado, a tecnologia de refino do gusa continuava sendo um gargalo produtivo, já que os fornos não atingiam a temperatura necessária e o consumo de combustível era considerável. A solução ao primeiro problema poderia vir do uso de carvão mineral, mas seu teor de enxofre o inviabilizou por produzir gusa e ferro frágeis.
Durante os séculos XVII e XVIII, foram patenteados métodos de utilização de carvão mineral, mas somente com a introdução de coqueificação, que eliminava os voláteis e grande parte do enxofre, em 1735, com êxito completo operando um alto-forno, exclusivamente com coque. O desenvolvimento dessa técnica transformou a Inglaterra, ao final do século, em grande exportadora de ferro e aço (2) (3).
...