TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alta Gerência A.I. Antes Da Internet D.I Depois Da Internet

Trabalho Universitário: Alta Gerência A.I. Antes Da Internet D.I Depois Da Internet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

Não é muito fácil fazer críticas de uma pessoa que se enquadra como um líder transformador, a importância da sua influência da cultura japonesa, perspectivas da tecnologia na globalização e organização tradicional X atual. (ou pode apenas colocar como a critica de uma organização/empresa tradicional/conservadora de uma moderna/atual.

Joichi ``Joi`` Ito é um Japonês radicado nos Estados Unidos, que desde criança sempre esteve envolvido com a tecnologia. Ele tem participado do início de grandes empreendimentos que estão em nosso dia-a-dia de milhões de pessoas ao redor do mundo, foi investidor/fundador de grandes sites renomados entre outros e o mais recente Joi Ito é Diretor geral do MIT Media Lab, aonde vem desenvolvendo o seu trabalho sempre no sentido de projetos inovadores, empreendedores que vem mudando a vida de milhões de pessoas no que tange aos costumes, comportamentos e o mais importante é que ele vem sendo uma referencia e servindo de inspiração para vários empreendedores, pessoas que trabalham com tecnologia, que pensam em inovações, em tecnologias, ou seja, no mundo hoje que tem essas características tão presentes na nossa atualidade.

Os nove princípios que podemos citar são:

A resiliência ao invés da força: No qual estamos acostumados dentro de um contexto, dentro de uma sociedade aonde existe uma briga pelo poder, uma briga pelo mercado e o mais forte vence o mais fraco. No entanto, os desafios, os obstáculos estão presentes em nossas vidas, muito mais do que termos uma postura de confrontos é termos uma perspectiva da nossa resiliencia, da nossa capacidade de continuar diante das nossas adversidades, de persistir diante de nossas metas, visão, ou seja, de nossos objetivos;

Puxar ao invés de empurrar: Na sociedade tradicional nós lutamos pelo nosso espaço e, portanto temos que tirar alguém do lugar para que nós possamos ocupar este lugar. Mas vivemos hoje em uma sociedade de rede, uma sociedade dinâmica, ou seja, em uma sociedade mutável, que é mais do que você ter uma posição fixa e para eu subir, eu tenha que destruir, sendo que podemos moldar nossos espaços, abrir novas perspectivas e nesse sentido mais do que empurrar, precisamos saber puxar essa rede, dessa sociedade os elementos que precisamos, para construirmos os nossos projetos, para desenvolvermos nossas idéias e localizarmos dentro desse ponto.

O risco ao invés da segurança: Dentro desse cenário competitivo onde um quer matar o outro, quanto mais seguro é melhor. Mas quando nós entendermos que esse mercado dinâmico, que ele pode ir moldando a várias iniciativas, não precisamos estar preocupados com a segurança e sim mais disponíveis para buscar mais alternativas. A idéia de risco não tem nada haver em ser inconseqüente, mas trás a idéia de você não ficar paralisado, com medo da possibilidade das ameaças que vem e das incertezas por vir, mas que traz um aspecto de desafios, algo positivo.

Sistemas ao invés de objetos: No contexto de uma sociedade industrial o mais importante nós produzirmos objetos que irão se tornar em mercadorias para serem vendidos no mercado. Obviamente o processo de produção ele continua e necessário e presente no nosso dia-a-dia. O nosso espaço de inovação está no espaço de novas oportunidades, estão nas novas formas de se produzir, novas formas de aprender, novas formas de se atingir novos resultados, assim pensando no sistema.

Bússolas mais importantes que os mapas: É muito difícil decorar todos os caminhos, saber todas as posições, entender todas as alternativas. Ter bússolas é ter referencia, parâmetros a partir dos quais, podemos construir nossos caminhos, podemos construir nossas alternativas.

Prática ao invés da teoria: a própria trajetória do Joi Ito mostra um pouco isso, no qual ele começou duas faculdades e não concluiu, mas não significa que as teorias, o conhecimento elas são inúteis, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com