Amazônia
Por: alinevpontes • 20/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 509 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
O conceito de Amazônia pode-se dividir da seguinte forma:
Amazônia Real é uma floresta tropical localizada na região norte da América do Sul. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60 por cento da floresta, seguida pelo Peru com 13 por cento e com partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).
Amazônia Legal é a área que engloba noves estados do Brasil (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão). Esse termo criado pelo governo com objetivo de desenvolvimento da região.
● Ponto de vista político:
Profundas mudanças estruturais ocorreram na Amazônia onde novos atores têm hoje papel decisivo: a sociedade civil organizada, os governos estaduais e a cooperação internacional. Tais mudanças são percebidas segundo diversos interesses dominantes na escala global, nacional e regional, gerando conflitos que dificultam a implementação de políticas públicas adequadas.
A Amazônia é hoje uma região em si, que demanda uma política de consolidação do desenvolvimento. Fortalecimento institucional, C/T&I e regionalização são estratégias sugeridas para esse fim.
● Ponto de vista econômico
No Brasil desde o século XIX a região amazônica é uma das fontes da economia brasileira através do extrativismo de açaí, látex, flora aromática etc. Em estados como Pará, Rondônia e Mato Grosso é forte a agropecuária, com enormes fazendas de criação de gado de corte e plantação de soja. Em Rondônia, nos últimos anos também vem ganhando destaque a plantação de café. Além disso, a região também é rica em minérios tais como: ferro e ouro. É também, é foco de várias usinas hidroelétricas (Tucuruí (PA), Samuel (RO) entre outras).
O governo federal oferece incentivos fiscais para a instalação de indústrias no Amazonas, especialmente montadoras de eletrodomésticos. Sua administração cabe à Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e os incentivos deverão permanecer em vigor, já que o Pólo Industrial de Manaus (PIM), além de ser a base da economia do Amazonas, também contribui para diminuir o desmatamento no Estado, segundo estudos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
● Ponto de vista social:
A sociedade, em geral, e os governos passaram a preocupar-se com a questão ambiental e a floresta vem tornando-se dia a dia mais colorida, menos verde e mais tangível. A mídia, em particular, vem nos alertando para a realidade ambiental no país e no mundo e, em razão do avanço do desmatamento, dos conflitos de terra e da exploração de minérios, a Amazônia vai sendo evocada de forma negativa, como um problema em busca de solução.
Por outro lado, a floresta majestosa representa de igual modo, uma figura utópica, um "tesouro intocável" a ser "preservado" a qualquer custo. Esse fato está a demandar muita preocupação da parte dos países que a detêm e também do mundo todo. A pressão internacional, no que se refere à preservação de um ambiente que possui uma das maiores biodiversidades existentes no planeta,
...