Amor Próprio
Pesquisas Acadêmicas: Amor Próprio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DeniseMaria • 4/11/2014 • 823 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
O amor próprio é o amor que as pessoas têm por si mesmas. Muitas vezes as pessoas, por causa de fraquezas antigas, de crises mais recentes, não conseguem defender seus interesses para satisfazer suas necessidades. É um grande tema da psicologia e da psicanálise, já que faz parte do cotidiano dos profissionais destas áreas.
Para ter amor próprio, não significa que a pessoa devam ter sempre seus desejos satisfeitos, ser egoísta ou pisar nos outros. O amor próprio faz com que as pessoas ajam positivamente, procurem evitar pensar no passado, quando há tristezas ou mágoas, que procurem sempre lembrar que foi mais uma experiência para poder evoluir, procurando tirar proveito daqueles acontecimentos.
Quem se ama de verdade, procura possuir controle emocional, procura compreender as pessoas, estar sempre, ou a maior parte do tempo, de bem com a vida e esquecer a opinião alheia, não guarda raiva, rancor, está sempre disposto a perdoar e ter coragem, confiança e segurança para recomeçar.
Hoje talvez não haja mais tempo de recuperarmos aquele amor que está indo embora, tudo bem, mas sempre haverá tempo para amar e ser amado, sonhar e realizar, ser feliz, livre e tranqüilo, ter outra oportunidade, porque o amor é infinito, transcende a alma e os limites inacessíveis do ser humano, por que ele é forte, sólido, bravo e assim torna quem o recebe. Não existe “morrer” por amor, não!! Por que o amor não mata, ele faz nascer, ele revive as chamas apagadas da solidão, ele acende a luz interna do coração, agiganta a mente para uma nova fase de vida e desarma das armadilhas da noite escura. Há amor para todos, e se o seu ainda não chegou, é porque talvez você não esteja meio receptiva para ele, porque ele sempre está em busca de um habitat, de um refúgio, não existe distinção de cor, raça, fator econômico ou social, físico ou mental, todos, indistintamente amam e podem ser amado. Mas, o mais importante é que tenhamos a consciência de que o maior e o verdadeiro amor que teremos na vida, e que não deve nunca nos abandonar, é o nosso amor próprio, pois é ele que faz de nós seres especiais e preparados para recebermos outros mesmos amores idênticos ao nosso, aquele que eleva, engrandece, nos melhora a cada dia, como seres materiais e espirituais, que é capaz de curar, de alegrar, de derrubar barreiras e acima de tudo, de nos fortalecer e solidificar. Um amor puro e verdadeiro que não faz o mal, não é cego para os defeitos, apenas os coloca em plano inferior aos das qualidades, um sentimento pleno de estar no caminho certo, em busca da plenitude, em busca de um encontro com nós mesmos em nosso estado mais íntimo e sagrado. Esse amor existe e está esperando por todos os seres da terra, mesmo os irracionais, por que ele é vindo de uma fonte inesgotável, inoxidável, incomensurável de paz e luz, criar um blog e vem recheado da junção de todos os sentimentos grandiosos que o homem pode experimentar, basta que ele olhe para si mesmo, e perceba e aceite, que ele é digno desse amor, que somos dignos de nos banharmos nessa fonte cristalina, pois somos criaturas abençoadas, mas apenas estamos meio perdidos nessa jornada linda, que é viver. Por isso, aos que tem um amor, cuide bem dele, e cuide-se. Aos que não tem um amor, busquem com tranqüilidade, e também cuidem-se. Aos que pensam não serem merecedores de uma amor, olhem pela janela e vejam quantas
...