TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Artigos Científicos: Analise De Investimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  5.389 Palavras (22 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Polo Faculdade Anhanguera de Macaé

Desafio de Aprendizagem

Análise de Investimentos

Alunas: Ana Carolina Damaceno (RA: 389473),

Bárbara Azeredo (RA: 393650),

Beatriz Maciel Abdon (RA: 389474),

Juliana Gomes de Jesus (RA: 391921).

Curso: Administração. Turma: N51

Tutor Presencial: Patrícia Assunção

Macaé, 22 de Abril de 2014

INTRODUÇÃO

O real intuito deste trabalho é demonstrar que o administrador precisa e deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções e ter uma base conceituosa sólida para desenvolver a parte crítica requerendo muita atenção, o administrador deve também escolher os investimentos de maior retorno e de menor risco para organização.

CONCEITO DE INVESTIMENTO

É comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias.

O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como um investimentos mesmo sendo tão diversos.

Mas não é por acaso que tantas circunstância são denominas de investimentos, existe algo em comum. O conceito investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro, o mesmo é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O Investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo. Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transportes, infraestrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos é igual à taxa de juros. Resumindo tudo isso, em poucas palavras é abrir mão de um bem de valor X, para obter posteriormente um retorno deste capital investido o valor Y.

O significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”.

Os tipos de investimentos: Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias.

Os tipos básicos de investimentos são:

a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

c) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.

A importância dos investimentos: Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Pois para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). Os investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar cuidadosamente os projetos com atenção.

O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

1. Expansão das organizações: as organizações, em especial as privadas, têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais

retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.

2. Reposição do capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas equipamentos. Se essa reposição não for realizada, a organização utilizando-se de maquinas equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretará produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que o de seus concorrentes, comprometendo, assim, a sua sobrevivência. Dessa forma, as organizações, pelo menos as com “saúde financeira”, mantêm um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

Vidraçaria, Vendas dos seguintes produtos: vidros para janelas de 3 e 5 mm, vidro temperado, box de vidro para banheiro, box temperado, vidro jateado e os especiais vidros para controle de sol, vidro laminados, e vidros de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com