Analise De Investimento
Trabalho Escolar: Analise De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glausilva • 3/6/2014 • 3.644 Palavras (15 Páginas) • 256 Visualizações
Índice
Assunto Página
Introdução 03
Estrutura das Demonstrações Financeiras
Estrutura do Ativo e do Passivo 04
Balanço Patrimonial e Demonstração Resultado do Exercício 05
Conceitos Básicos de Analise 05
Estrutura de Capital 06
Tipos de Balanço 06
Analise Vertical e Horizontal 06
Índices Econômicos Financeiros 08
Técnicas de Analise 08
Ciclo Econômico, Operacional e Financeiro. 10
Índices Relativos a Atividade 10
Importância da Analise Financeira 10
Cálculos de Analise Vertical e Horizontal 11
Relatório em Relação à Situação da Empresa 13
Calculo de Analise dos Índices 14
Relatório em Relação à Situação Econômico Financeira 18
Analise e Calculo pelo Método Dupont e Termômetro de Insolvência 18
Relatório Resultados Apresentados 20
Cálculos Ciclo Operacional e de Caixa e Estrutura e Analise do Fluxo de Caixa 20
Relatório Geral 22
Referencias 24
Introdução
Será visto por intermédio deste trabalho conceitos contábeis, desde denominação, tipos, importância e aplicação na analise da empresa.
A primeira Etapa da Atividade Pratica Supervisionada foi realizada a partir de pesquisas em artigos acadêmicos e sites. Com este material foi possível descrever os pontos importantes estudados em “Estrutura das Demonstrações Financeiras, analise vertical e horizontal do Balanço Patrimonial e da DRE.
Por sua vez, as etapas sobre “Técnicas de Analises por índices”, “Análise pelo método Dupont e termômetro de insolvência” e “Ciclo operacional e Ciclo de Caixa. Estrutura e análise do fluxo de caixa” foram executadas a partir de cálculos.
Por final, será possível verificar a importância desta ciência para o bom desempenho das organizações, afinal é com base nos dados informados por ela que se tornara viável realizar as tomadas de decisões presentes e futuras.
Estrutura das Demonstrações Financeiras Analise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício
Estrutura do Ativo
Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. Nele constam as contas que irão suprir as despesas e dividas adquirida. Classifica-se em circulante, realizável a longo prazo e permanente.
Circulante: Ativos que se realizaram no prazo de um ano.
Realizável em longo prazo: Ativos que se realizaram após um ano.
Permanente: representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do Estado, não com a intenção de vendê-los em curto prazo, mas de preservá-los para obter para obter renda, na medida em que o tempo passa.
Estrutura do Passivo
Passivo: representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso. Dividi-se em Capital de terceiros e Capital Próprio (Sócios) e classifica-se em: Circulante, exigível a longo prazo e patrimônio liquido.
Circulante: Dividas a serem saudadas no prazo de um ano.
Exigível em longo prazo: Dividas a serem saudadas a partir de um ano.
Patrimônio Líquido: capital pertencente aos sócios, seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Balanço Patrimonial
Fornece um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em certo período (período de 1 ano). É considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente. Agrega as contas do Ativo e Passivo.
Demonstração de Resultados do Exercício
Tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período. Apontando lucro ou prejuízo.
Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência: as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda e os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
Receita: São fontes de recursos.
Despesas e Custos: São aplicações de recursos.
As Demonstrações supracitadas são primogênitas no requisito de identificar a situação da empresa, assim quanto maior o lucro mais investimento a mesma poderá realizar, em contra partida se a instituição encontrar-se em prejuízo ou lucro baixo é um sinal para ficar em alerta.
Conceitos Básicos de Analise
Capital de Giro: É necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
Capital de Terceiros: Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.
Liquidez: é uma referência ao prazo e a que custo um investimento transforma-se
...