Analise De Investimento
Trabalho Escolar: Analise De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elizangelalia • 10/9/2014 • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 360 Visualizações
Etapa 3 – Analise de Investimento
Técnicas de Investimentos:
As Principais técnicas de analise de investimento baseia- se no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferença em relação ao conceito lucro, onde analisando a fluxo de caixa e possível projetar uma estimativa de ganhos e perdas futuros, e em ultima instancia, a analise de investimento se resume a verificar se o projeto tem viabilidade econômica- financeira de realização.
Existem dois conceitos diferentes de como considerar os valores no tempo:
• Conceito de competência (Econômico): é o conceito utilizado no BP e BRE e adotado pela contabilidade. Esse conceito implica considerar os valores por apropriação.
• Conceito de Caixa (financeiro): é o conceito utilizado para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa, esse conceito é adotado pela tesouraria da empresa e implica considerar os valores por data de recebimento.
O fluxo de caixa considera os valores apenas quando são pagos ou recebidos, sendo resumido em entrada e saída, em determinada data no tempo.
O fluxo de Caixa relevante, são aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações.
Investimento inicial ou nos período iniciais: esses investimentos podem ser de forma de bens físicos ou em forma de capital de giro, para suportar o projeto.
Retorno de Caixa do Investimento: normalmente, após alguns períodos o projeto se tona rentável, gerando fluxo de caixa positivo.
Valores residuais: Esses fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no fim do investimento, seja venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributária adquirida.
Existem diversas Técnicas de investimento, das mais simples o mais sofisticado, porém, destacam se três principais, as quais são mais utilizadas e mais disseminadas:
• Período de retorno (PAYBACK);
• Valor Presente Líquido (VPL);
• Taxa Interna de Retorno (TIR);
Técnica de Avalição 1:
Período de retorno ( Payback)
Pressuposto a avaliar o tempo que o projeto demorará a retornar o total do investimento inicial. Partindo dessa forma o payback sempre deve ser mensurado em tempo – dias, semanas, meses, anos -, quanto menor o tempo de retorno mais interessante o investimento. Essa técnica é a mais conhecida, sendo repetida popularmente.
A melhor forma de calcular o payback é construir uma tabela com
• Valor do investimento inicial;
• Os períodos;
• O fluxo de caixa de cada período;
• E o valor acumulado de caixa atingir o valor do investimento inicial;
Quando acontecer do valor do fluxo de caixa atingir o valor do investimento inicial, atingiu o PAYBACK, o investimento voltou os recursos utilizado, recuperou – se o capital do investimento.
O método Payback e o mais intuitivo e o mais simples das técnicas de analise de investimento, e por esse motivo é o mais utilizado.
Três falhas principais do método Payback:
• Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo – Esse método despreza o custo do dinheiro, ou seja, não compara o investimento realizado com possíveis ganhos em outros investimentos.
• Não Considera o risco de cada projeto, que podem dar muito diferentes – o playback considera que todos os investimentos analisados possuem o mesmo risco, desprezando a analise de risco de cada um.
• Não considera o fluxo de caixa após o período de payback – o payback analisa o investimento até ser recuperado pelo investidor.
Técnicas de Avaliação 2:
Valor Presente Líquido (VPL)
O método do Valor Presente Líquido é um método alternativo do Playback, visando corrigir as principais deficiências apresentadas por este. Sua sigla mais utilizada e VPL mais também é conhecido por seu nome em inglês, ou seja, Net Presente Volue, cuja sigla é NPV.
Para utilizar o VPL, faz se necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes:
• Investimento inicial e investimentos adicionais;
• Fluxo de caixa positivo ou negativos de retorno;
• Valor residual do investimento se houver.
O método VPL utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. Esse método e conhecido como liquido, pois consideram o fluxo total com as saídas (investimentos) e entradas (retornos) descontadas as taxas de atratividade.
Após a montagem do fluxo de caixa, calcula–se a TIR. Adota – se uma taxa mínima de atratividade para avaliar se o resultado da TIR e compatível com as expectativas do investidor e, assim se o projeto e interessante. O método TIR tem como pressuposto calcular o retorno composto (em %) do fluxo de caixa, ou seja, qual é a taxa composta necessária para transformar o investimento inicial nos fluxos futuros, como se o valor fosse aplicado em renda fixa.
Comparação da TIR com VPL e o PAYBACK
A TIR e tecnicamente equivalente ao VLP, assim ambos são métodos bastante superiores ao PAYBACK quanto á analise de investimento.
Abaixo segue quadro comparativo dos três métodos:
PAYBACK VPL TIR
Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Considera o valor do dinheiro do tempo, mediante o uso do TMA. Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso do TMA
Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes; Pode considerar diferentes riscos ajustando a TMA de cada projeto, Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto;
Não considera o fluxo de caixa após o período de PAYBACK Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação
...