Analise De Investimento
Monografias: Analise De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martinhaebruno • 15/3/2015 • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA
Todas as principais técnicas de analise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil.
A primeira diferença é que o fluxo de caixa da analise de investimento deverá ser um fluxo de caixa projetado, ou seja, uma estimativa de ganhos ou perdas futuros,uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado, é apenas uma possibilidade futura.
A segunda diferença é sobre como se consideram os valores no tempo.Existem dois conceitos diferentes quanto à data a ser considerada de determinado valor:
1. Conceito de competência (econômico): É o conceito utilizado nas demonstrações financeiras (Balanço patrimonial e DRE) e adotado pela contabilidade(Controladoria).Esse conceito implica considerar os valores por apropriação,ou seja, a referencia é quando há a ocorrência do gerador do valor, a que período de tempo ele compete.
2. Conceito de caixa (financeiro): É o conceito utilizado para o gerenciamento das operação diárias da empresa e no fluxo de caixa.Esse conceito é adota pela tesouraria da empresa e implica considerar os valores por data de pagamento ou recebimento (entrada e saída de caixa),independentemente de quando foram gerados.
o fluxo de caixa,como próprio nome insinua,utiliza sempre o principio de caixa,considerando os valores apenas quando são pagos ou recebidos.Tal premissa é utilizada de forma a permitir uma justa comparação com outras opções de investimentos,tais como ações renda fixa,outros projetos.
FLUXO DE CAIXA RELEVANTES
Os fluxos de caixa relevantes,ou seja, aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações,apesar de a principio poderem ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos ,acabam por apresentar,em geral, um formato padrão.
Esse formato é composto basicamente por três partes:
1. Investimento inicial ou nos períodos iniciais: Esses investimentos podem ser tanto na forma de bens físicos (prédios,equipamentos,ferramentas),quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto.São saídas e caixa e, portanto,devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.
2. Retornos de caixa do investimentos: Normalmente após alguns períodos,o projeto, se torna rentável,gerando fluxos de caixa positivos para a empresa/investidor.
3. Valores residuais: Esses fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento,seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributaria adquirida.Podem eventualmente ser negativos,como a obrigação de reflorestar determinada área após retirar toda madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.
TÉCNICAS DE ANALISE DE INVESTIMENTOS
Após discussão sobre a montagem dos fluxos de caixa e os tipos de projetos, os quais serão os componentes básicos da resolução dos problemas de analise investimentos,faz-se possível apresentar as técnicas de analise de investimentos.
Existem diversas técnicas de analise de investimentos, das mais simples as mais sofisticadas,porém,destacam-se três principais,as quais são as mais utilizadas e disseminadas.
• Período de retorno (Payback)
• Valor Presente Liquido (VPL)
• Taxa Interna de Retorno (TIR)
As três técnicas citadas serão discutidas e apresentados ao longo deste capitulo, de forma a permitir seu entendimento e aprendizagem.
PERIODO DE RETORNO (PAYBACK)
O método do payback tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demorará para retorna o total do investimento inicial.
Quanto mais rápido o retorno,menor o payback e melhor projeto.
Assim, o payback sempre deve ser mensurado em tempo – dias, semanas, meses, anos, quanto menor o tempo de retorno mais interessante será o investimento.Essa técnica é bastante conhecida, sendo ate repetida popularmente “ o tempo para recuperar o investimento “, exatamente a idéia do payback.
VALOR PRESENTE LIQUIDO (VPL)
O método do Valor Presente Liquido é um método alternativo ao do payback, visando corrigir as principais deficiências apresentadas por este.A sua sigla mais utilizada é VPL.Esse método também é conhecido por seu nome em inglês, ou seja, Net Present Value, cuja sigla é NPV.
Para utilizar o VPL, faz-se necessário construir o
...